Gaudium news > Vicentinos de São Vicente de Paulo: 400 anos de fundação

Vicentinos de São Vicente de Paulo: 400 anos de fundação

Lisboa – Portugal (Quinta-feira, 02-02-2017, Gaudium Press) Padre Tomáz Mavric, 25º superior geral da dos Vicentinos -os padres da Congregação da Missão e as irmãs da Companhia das Filhas da Caridade- em declarações a propósito dos 400 anos da fundação de sua Congregação, afirmou que é preciso ter uma visão “global” da pessoa para poder, assim, responder às necessidades espirituais e materiais dos fiéis.

Vicentinos de São Vicente de Paulo 400 anos de fundação.jpg

“Quando as pessoas veem que alguém se interessava por elas, que as ajudavam a tratar-se, quando estavam doentes; que lhes davam comida, quando tinham fome; que as vestiam, quando não tinham roupa básica, então sim, começaram, de forma palpável, a sentir que Deus gosta delas, que Jesus as ama”.

Vicentinos de São Vicente de Paulo

Os quatro séculos de história dos Vicentinos estão sendo celebrados desde o último sábado com atividades culturais, históricas e religiosas.

Em declarações feitas a propósito dos quatro séculos de sua Congregação, o responsável mundial dos Vicentinos, padre Tomáz Mavric, destaca que:

“Para todos nós, como vicentinos, sentimos que é, em primeiro lugar, um dom de Deus. Celebrar os 400 anos é um dom de Deus e um momento de reflexão e de olhar para o passado, porque é justamente o passado o motivo pelo qual estamos aqui hoje”,

E, “Celebrar, entendo que não é apenas olhar para o passado, é sim olhar para o passado para refletir o futuro, sempre, para ver de hoje em diante. Hoje estamos aqui, somos os herdeiros do carisma que começou há 400 anos”.

Toda a família vicentina assume um caráter missionário e orientado para os mais carentes, com desafios provocados pelas transformações da sociedade, explicou ainda o padre Tomáz Mavric.

Palavras do Superior

“São Vicente de Paulo é um Místico da Caridade… assim os convido a viver o carisma que Vicente nos deixou… que possamos redescobrir, manter e desenvolver a dimensão mística de nosso carisma, seguindo a inspiração do Fundador”

“A Família Vicentina é um presente de Deus… que sigamos crescendo como tal, a fim de que melhor possamos realizar nossa missão juntos aos pobres. Trabalhar como família fez-nos conhecer melhor, descobrir dons nos ramos, aprofundar nossa intimidade com Jesus, Maria e santos/beatos da Família Vicentina, permitindo-nos olhar com esperança rumo ao futuro. Que Nossa Senhora da Medalha Milagrosa interceda e nos guie no caminho e que a Providência de Deus continue nos conduzindo.” (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Ecclesia)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas