Gaudium news > Fiéis gaúchos celebram com devoção a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Fiéis gaúchos celebram com devoção a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Quinta-feira, 02-02-2017, Gaudium Press) “Façamos uma prece especial por nossa cidade. Que Nossa Senhora nos mostre os caminhos para sermos homens e mulheres de paz”, disse Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre, durante a Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, situada na capital gaúcha, que deu início a tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

 Fiéis gaúchos celebram com devoção a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.png
Milhares de fiéis caminharam pelas ruas de Porto Alegre para celebrar Nossa Senhora dos Navegantes
Foto: Amanda Fetzner Efrom/Arquidiocese de Porto Alegre

Na ocasião, milhares de fiéis e devotos estavam reunidos próximos a igreja nesta quinta-feira, 2 de fevereiro. Segurando rosas, velas e rosários, o público católico entoou cânticos e orações a Virgem Santíssima.

A rua Vigário José Inácio encontrava-se repleta de pessoas que aguardavam ansiosas a passagem da Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes após a cerimônia.

A Padroeira foi transladada por aproximadamente 100 mil fiéis, de acordo com os cálculos da Brigada Militar, até o Santuário que leva seu nome.

“Ergamos nosso olhar a Maria. Que ela possa sempre ser para nós um farol, um exemplo e uma inspiração”, ressaltou o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, na missa campal que teve lugar no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, ainda pela manhã.

Dom Jaime aproveitou a oportunidade para destacar a preocupante situação da violência em Porto Alegre, que “não poupa ninguém, não conhece limite e atinge, sobretudo, os jovens”. “Desejamos viver com os olhos erguidos, mas andamos com o olhar baixo, com medo”, observou.

“Pedimos que Nossa Senhora ilumine noite escura, o mar agitado da vida, o povo da região metropolitana”, completou Dom Spengler.

Os festejos prosseguiram pela tarde com momentos de bênçãos aos fiéis. Além disso, foram celebradas missas no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes.

O encerramento das atividades ficará a cargo do Padre Reginaldo Manzotti, que às 18h, presidirá a última cerimônia do dia.

As celebrações em honra a Senhora dos Navegantes em Porto Alegre vinham sendo realizadas desde este mês de janeiro, com a abertura da festa e do novenário em homenagem à Padroeira. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas