Gaudium news > Na Festa da Apresentação do Senhor, Cardeal Scherer destaca a Vida Religiosa Consagrada

Na Festa da Apresentação do Senhor, Cardeal Scherer destaca a Vida Religiosa Consagrada

São Paulo (Sexta-feira, 03-02-2017, Gaudium Press) No dia em que a Igreja Católica celebrava a Festa da Apresentação do Senhor, houve um encontro com religiosos e religiosas, seminaristas, sacerdotes e bispos em ação de graças pela Vida Religiosa Consagrada, na Capela Sagrada Família, em São Paulo.

Na Festa da Apresentação do Senhor, Cardeal Scherer destaca a Vida Religiosa Consagrada.jpg

Na ocasião, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, que na mesma data completava seus 15 anos de ordenação episcopal, comentou a importância da Vida Religiosa Consagrada na arquidiocese.

Logo no início de seu discurso, Dom Odilo solicitou que os religiosos e religiosas consagradas “se sentissem em casa”, uma vez que o dia recordava “a festa de apresentação do Senhor no templo”. Contudo, prosseguiu, “é inevitável não falar daquela que levou Jesus ao templo, aquela que trouxe Jesus ao mundo e, portanto, dedicou sua vida inteira a Deus”.

Uma forma particular de adesão a Deus

“Por isso, Maria é a consagrada por excelência. Foi consagrada, não no sentido dos religiosos, mas no sentido originário daqueles que aderem a Deus pela fé”, disse o Cardeal.

De acordo com o purpurado, “a vida religiosa consagrada é uma forma particular de adesão a Deus, com a dedicação a um carisma particular na Igreja”, e “a consagração do cristão acontece no batismo e pode ser vivida em todos os estágios”.

Além disso, Dom Odilo reforçou que a Vida Religiosa Consagrada é necessária à Igreja para que ela possa desempenhar bem a sua missão de testemunha do Evangelho:

“Vós sereis testemunhas do Evangelho…”, citou. “Quero registrar o meu apreço por todo o bem que vocês fazem, pela sua presença na Arquidiocese, pelas múltiplas formas de testemunho do Evangelho que vocês prestam nas suas comunidades religiosas e as muitas formas de ação pastoral”, ressaltou, lembrando que até a Proclamação da República, aproximadamente seis Ordens religiosas eram responsáveis pela evangelização em São Paulo.

“Sintam-se em casa na Arquidiocese, sintam-se participando da missão da Igreja de São Paulo, do serviço e da missão ao povo de Deus, da animação da vida eclesial nas muitas formas de evangelização”, enfatizou.

Preocupações e sonhos

O Cardeal também partilhou com os religiosos suas preocupações e sonhos, mais precisamente com a pastoral vocacional e a vida eclesial.

“Primeiro peço uma renovada atenção à pastoral vocacional para o sacerdócio e para a vida consagrada. A Igreja não vive sem aqueles que dedicam sua vida aos outros. Será que este é um tempo fadado a não ter vocações? Será que Deus parou de ouvir as nossas preces?”, indagou.

Em seguida, Dom Odilo informou que nos próximos dias haverá uma reunião para refletir de que maneira poderá ser feito o trabalho vocacional. “Sonho com uma primavera de vocações nas nossas paróquias, dioceses, enfim na Igreja”, declarou.

Sínodo Arquidiocesano

O Arcebispo de São Paulo aproveitou a oportunidade para anunciar que neste ano haverá a convocação para o Sínodo Arquidiocesano, a fim de que possam ser repensadas diversas ideias em conjunto com os religiosos e religiosas chamados para esta ocasião.

“Conto com vocês! Vamos pedir a Deus que nos ajude a encontrar o rumo. Não é motivo de desespero, de desânimo, não! A gente sabe que isso tudo está dentro de um contexto cultural, mas nós, de toda maneira, não podemos cruzar os braços e dizer ‘é assim mesmo, vamos esperar tempos melhores’. Não! Vamos arregaçar as mangas e fazer a nossa parte. Conto com vocês”, convidou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas