Gaudium news > Romarias pelo Brasil iniciam preparativos para visitar Aparecida

Romarias pelo Brasil iniciam preparativos para visitar Aparecida

Aparecida – São Paulo (Segunda-feira, 06-02-2017, Gaudium Press) O mês de fevereiro será especial para a cidade de Aparecida, uma vez que tem início o período de peregrinação das grandes Romarias até a casa da Padroeira do Brasil.

Romarias pelo Brasil iniciam preparativos para visitar Aparecida.jpg

Assim como nos anos anteriores, a principal visita ao Santuário Nacional deve ficar por conta da Romaria Nacional do Terço dos Homens, um dos maiores grupos de devotos do país, nos dias 18 e 19 deste mês.

Para se ter uma ideia, no ano de 2016, aproximadamente 50 mil romeiros do grupo participaram do encontro.

Entre os grandes grupos, como o Terço dos Homens, e os menores, que possuem em média 100 participantes, o Santuário Nacional chega a acolher diariamente cerca de 40 romarias.

De acordo com o portal A12, as estimativas indicam que os grupos organizados de romeiros representam cerca de 20% dos visitantes da Casa da Mãe Aparecida.

No ano passado, quando a Basílica foi visitada por mais de 12 mil pessoas, aproximadamente 2,2 milhões eram romeiros organizados em grupos de peregrinação.

Outro exemplo citado pelo site foi o da Romaria Nacional da Pastoral da Saúde, que em sua última edição, reuniu mais de 10 mil agentes de todo o país. Aliás, o grupo tem peregrinação agendada para fevereiro, no dia 11, quando a Igreja Católica recorda o Dia Mundial dos Enfermos.

Outras romarias

Além disso, durante todo o ano, outras grandes romarias são aguardadas, como a da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Organizada desde 1902, peregrina em agosto e também costuma registrar a presença de dezenas de milhares de devotos.

No mesmo mês, a Romaria da Diocese de Campo Limpo, em São Paulo, visitará Aparecida e deve levar, em sua caravana, mais de 30 mil devotos ao encontro com a Virgem Santíssima.

Já os Arautos do Evangelho realizam sua peregrinação anual também no mês de agosto, com a participação de cerca de 8 mil membros de todas as partes do país.

Assim como os Arautos, outros movimentos da Igreja são responsáveis pelas grandes romarias até Aparecida.

No mês de abril, a estimativa é de que 8 mil membros dos Vicentinos e 13 mil participantes do Movimento de Schoenstatt sejam acolhidos no Santuário Nacional. Por sua vez, em junho, a Legião de Maria pretende reunir 10 mil devotos.

“Quem nos visita no nosso aniversário são amigos, aqueles que já são de casa”, comentou o Reitor do Santuário Nacional, Padre João Batista de Almeida. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas