Gaudium news > Portugal: bispo propõe Quaresma e Páscoa com aprofundamento da fé para receber o Papa

Portugal: bispo propõe Quaresma e Páscoa com aprofundamento da fé para receber o Papa

Porto – Portugal (Terça-feira, 07-02-2017, Gaudium Press) Numa Carta Pastoral publicada “on line”, o bispo da cidade do Porto, em Portugal, lembra que “Temos presente o desejo já manifestado do Papa Francisco de ser peregrino com os peregrinos de Fátima, em Portugal, no próximo mês de maio” e, por isso, ele incentivou as comunidades de sua diocese a, durante o período da Quaresma e da Páscoa, preparar espiritualmente para a vinda do Papa a Portugal e ao Santuário de Fátima, nas comemorações do Centenário das Aparições,

Portugal bispo propõe Quaresma e Páscoa com aprofundamento da fé para receber o Papa.jpg

Então Dom Antônio Francisco dos Santos, em forma de desafio, convida seu rebanho para uma caminhada de aprofundamento da fé, a partir dos sacramentos de iniciação cristã.

Saborear – partilhar – revitalizar

A Carta do prelado destaca três atitudes essenciais que os cristãos devem ter neste tempo, “saborear”, “partilhar” e “revitalizar” as graças recebidas através dos sacramentos do batismo, do crisma e da primeira comunhão.

Ele sublinha que, “para aqueles que já são batizados, crismados e alimentados na Eucaristia, a Quaresma é oportunidade de se deixarem renovar nas fontes da alegria”.

Já a Páscoa, para o bispo do Porto, é um tempo oportuno para levar a todos, como missionários, o que significa ser cristão, para que esses sinais “transbordem e irradiem, ao longe e ao largo”.

Nossa Senhora

O bispo do Porto destaca que “Maria tem um lugar insubstituível neste caminho” lembrando que a visita do Papa ajudará a compreender melhor aquilo “que a mensagem de Fátima oferece à Igreja e ao mundo”.

É dentro deste contexto que Dom António espera que “cada grupo, comunidade ou movimento, a seu jeito, e no seu ritmo, mas todos juntos”, aproveitem esta oportunidade de andar por um caminho que ajude “a fortalecer a comunhão diocesana e a intensificar a aprendizagem pastoral, nesta amada Diocese do Porto, que deseja avançar, com Maria, em caminho sinodal”.

Nesse sentido, o bispo da Diocese do Porto, recomenda atos de piedade para desenvolver esta caminhada por ele descrita e desejada.

Entre outras sugestões, o Prelado inclui a recitação e meditação do Rosário com a intenção de conseguir “revitalizar a família, como Igreja orante”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas