Gaudium news > Beleza da Fé é tema de encontro de Reitores de Santuários na Espanha

Beleza da Fé é tema de encontro de Reitores de Santuários na Espanha

Tarazona – Espanha (Sexta-feira, 10-02-2017, Gaudium Press) Entre os dias 06 a 08 de fevereiro reitores de Santuários e delegados de piedade popular se reuniram em Tarazona, Espanha, em um encontro que seguiu o tema “A beleza da Fé e a alegria do Evangelho na piedade popular. Espaço aberto para a Evangelização”.

Beleza da Fé é tema de encontro de Reitores de Santuários na Espanha.jpg

O evento, que foi promovido pelo Departamento de Santuários, Peregrinações e Piedade Popular, teve por objetivo refletir sobre as maneiras como se pode motivar a religiosidade popular nos Santuários.

Dom Sebastià Taltavull Anglada, Bispo Auxiliar de Barcelona e Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral, foi quem abriu o evento através de uma oração e saudação. O mesmo esteve acompanhado por Dom Juan Antonio Menéndez Fernández, Bispo de Astoraga e responsável pelo Departamento de Santuários, Peregrinações e Piedade Popular. Também estiveram presentes Dom Eusebio Hernández Sola, OAR, Bispo de Tarazona; e Dom Eugenio Abad Vega, Diretor do Departamento.

“O Papa Francisco nos fala claramente de que temos que aproveitar esta inculturação da Fé que se tem feito nos povos e especialmente nos Santuários, mas também nas peregrinações e em todos os encontros onde a gente participa e vive a vida cristã”, ressaltou o Bispo de Tarazona, que continuou: “é um encontro importante par aa Diocese de Tarazona, com representantes das diferentes Dioceses para refletir e ver como podemos motivar a religiosidade popular nos Santuários. É bonito que a Conferência Episcopal se fixe nas Dioceses pequenas para organizar eventos deste tipo”.

O dia 06, segunda-feira, esteve marcado por duas conferências. A primeira delas foi ministrada por Dom Alfonso Carrasco Rouco, Bispo de Lugo e seguiu o tema: “A alegria de viver a comunhão na piedade popular”. A segunda, ministrada por Dom Raúl Romero López, Diretor Espiritual do Seminário e da Casa de Espiritualidade de Tarazona, e Dom Javier Bernal Jimeno, Vigário Geral da Diocese de Tarazona, teve por tema: “A alegria do Evangelho na piedade popular.

Já na terça-feira, 07, Dom Vicente Malabia Martínez, Professor do Seminário e diretor do Museu Diocesano de Cuenca, ministrou a terceira conferência, que tratou sobre “A Via Pulchitudinis na Piedade Popular”.

O encontro foi concluído no dia 08, quarta-feira, com os comunicados sobre as ações do Ano da Fé e do Jubileu da Misericórdia que foram realizadas nos Santuários, e algumas propostas para o próximo encontro. Além de uma Santa Missa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas