Gaudium news > Santuário de Lourdes celebra a festa da sua Padroeira e a Jornada Mundial do Enfermo

Santuário de Lourdes celebra a festa da sua Padroeira e a Jornada Mundial do Enfermo

Lourdes – França (Segunda-feira, 13-02-2017, Gaudium Press) Entre os dias 10 a 13 de fevereiro o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, localizado na França, promoveu um evento intitulado “O Magnificat, cântico da esperança”.

Santuário de Lourdes celebra a festa da sua Padroeira e a Jornada Mundial do Enfermo.jpg

A iniciativa teve por objetivo oferecer uma série de reflexões sobre a esperança cristã para a 25ª Jornada Mundial do Enfermo, celebrada no dia 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes.

Dom Nicolas Brouwet, Bispo de Tabes e Lourdes foi o encarregado de fazer a abertura do evento, que contou também com a presença do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano; e do Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Turckson. O Doutor Alessandro de Francis, Diretor do Departamento de Constatações Médicas de Lourdes, também acompanhou a abertura do evento.

Uma procissão mariana com velas foi realizada às 21h da sexta-feira, 10, véspera da Solenidade de Nossa Senhora de Lourdes.

Já no sábado, 11, data na qual se celebrou a Jornada Mundial do Enfermo, o Cardeal Parolin presidiu uma Santa Missa às 10h e às 15h guiou uma meditação seguida de uma Adoração Eucarística e a Unção dos Enfermos.

Neste mesmo dia, uma delegação da Santa Sé visitou vários centros de acolhida de pessoas enfermas ou com deficiência, das 16h30 até as 19h. Às 20h30 Dom Carmine Arice, Diretor da Pastoral da Saúde para os Bispos Italianos e membro do Comitê Pontifício para os Hospitais Católicos, ministrou uma palestra na qual tratou sobre “Como avança a Igreja com Maria no mundo, pelos caminhos da Caridade de Cristo”.

No domingo, 12, o Cardeal Turkson presidiu uma Santa Missa. Em seguida foram ministradas duas conferências: a primeira foi ministrada por Dom Bruno Forte, Arcebispo de Chieti-Vasto, e tratou sobre “A Igreja, Mãe de Misericórdia”; já a segunda foi oferecida por Dom Pierre d’Ornellas, Arcebispo de Rennes, e teve por tema “Escolhi aos enfermos: o Reino de Deus está no meio de vós” (Lc 10, 9).

Santuário de Lourdes celebra a festa da sua Padroeira e a Jornada Mundial do Enfermo 2.jpg

Na parte da tarde se desenvolveram vários grupos de trabalho com diferentes temáticas, dentre elas: Evolução da noção de cura, Ser médico e católico atualmente, As curas na missão do anúncio do Evangelho, Lourdes e os sinais ou sacramento de cura: o sinal da água, a Penitência, a Unção dos enfermos e a Eucaristia; Acolher o sofrimento psíquico em Lourdes com a questão da prevenção do suicídio, Bernadette auxiliar de enfermeira: os desafios da presença ao lado da pessoa enferma, entre outros.

O evento foi encerrado com uma Santa Missa de despedida celebrada nesta segunda-feira, 13 de fevereiro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas