Gaudium news > Começam os preparativos para o Dia dos Mártires de Uganda

Começam os preparativos para o Dia dos Mártires de Uganda

Hoima – Uganda (Quarta-feira, 15-02-2017, Gaudium Press) A Diocese de Hoima, Uganda, iniciou os preparativos materiais da multitudinária celebração do Dia dos Mártires que ocorrerá no dia 03 de junho no Santuário de Namugongo. Ao tratar-se de uma celebração nacional, a Arquidiocese de Mbarara cede à organização as diferentes dioceses que participam ativamente e que oferecem um elevado número de peregrinos a cada ano, além dos que viajam a partir de outros países da região e do mundo.

Começam os preparativos para o Dia dos Mártires de Uganda.jpg

“Estamos organizando duas grandes unidades de arrecadação de fundos: o jantar de arrecadação que se dirigirá principalmente a empresas e a Maratona de Namugongo, espera-se que ambos ocorram em abril”, manifestou o presidente do Comitê Organizador a nível diocesano à AMECEA. “Esperamos começar os preparativos reais no Santuário de Namugongo em maio para que possamos começar a receber aos peregrinos com facilidade”.

Além disso, no dia 30 de janeiro, Dom Juan Bautista Kauta, Secretário Geral da Conferência Episcopal de Uganda, estabeleceu uma delegação de 30 pessoas da Diocese de Hoima que representarão aos nove comitês organizadores para a celebração de junho, a qual é presidida por Dom Vicente Kirabo, Bispo de Hoima. O coral que acompanhará a celebração, a qual conta com 400 membros, começou seus ensaios com vistas ao evento e seus membros foram selecionados entre todas as paróquias de Hoima, Masindi e Kibale.

A celebração anual comemora a Fé heroica de 45 Mártires ugandeses que foram queimados até morrer seguindo as ordens de Kabaka Mwanga II, então rei de Buganda entre 1885 e 1887. 22 mártires foram beatificados em 6 de junho de 1920, pelo Papa Bento XV e canonizados pelo Beato Papa Paulo VI em 18 de outubro de 1964. Dois dos mártires, Santo André e São Kaggwa Anatoli Kiriggwajjo são oriundos da Diocese de Hoima. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas