Gaudium news > Cúria romana realiza Retiro com o Papa, de 5 a 10 de março

Cúria romana realiza Retiro com o Papa, de 5 a 10 de março

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 15-02-2017, Gaudium Press) Do dia 5 até o dia 10 de março, o sacerdote franciscano Frei Giulio Michelini estará propondo ao Papa e aos membros da Cúria Romana as meditações para os exercícios espirituais deste ano. O tema a ser desenvolvido pelo pregador será a “Paixão, morte e ressurreição, segundo Mateus”.

Cúria romana realiza Retiro com o Papa, de 5 a 10 de março.jpg

Os exercícios espirituais deverão ser realizados “Casa do Divino Mestre”, em Ariccia, que se situa nas proximidades de Roma.

Como sempre acontece durante o período de retiro espiritual, estarão suspensas as audiências privadas e especiais do Santo Padre. Inclusive a audiência geral da quarta-feira não será realizada.

Frei Michelini

O pregador desses exercícios espirituais nasceu em Milão. Atualmente com 53 anos ele fez sua profissão solene na Ordem dos Frades Menores (OFM) em 1992 e foi ordenado sacerdote no ano de 1994.

Frei Michelini é docente no Instituto Teológico de Assis que é associado à Pontifícia Universidade Lateranense e também dirige a revista franciscana “Convivium Assisiense”.

Temas para reflexão

A confissão de Pedro e o caminho de Jesus rumo a Jerusalém (Mt 16,13-21) é o tema que abrirá a reflexão do domingo, dia 5, e que servirá de introdução para todo o ciclo de exercícios.

Nos dias subsequentes, seguem outras meditações:
As últimas palavras de Jesus e o início da paixão (Mt 26,1-19);
o pão e o corpo, o vinho e o sangue (Mt 26,26-29);
a oração no Getsêmani e a prisão de Jesus (Mt 26,36-46);
Judas e o “Campo de Sangue” (Mt 27,1-10);
o processo romano, a mulher de Pilatos e os sonhos de Deus (Mt 27,11-26);
a morte do Messias (Mt 27,45-46);
a sepultura e o sábado de Jesus (Mt 27,56-66);
o túmulo vazio e a ressurreição (Mt 28,1-20) e a conclusão.

Programa

Com a adoração eucarística e a recitação das Vésperas, o retiro terá seu início às 18h do dia 5 de março.

Nos dias posteriores os participantes concelebram a Eucaristia às 7h30. Em seguida tem início a primeira meditação do dia às 9h30.
A segunda meditação do dia será realizada sempre às 16h havendo em seguida uma adoração eucarística e, logo após, o canto das Vésperas.

Por ser o dia do encerramento, a sexta-feira, dia 10, terá apenas uma meditação. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas