Gaudium news > Catequese e transmissão da fé aos jovens: Bispos portugueses preparam documento

Catequese e transmissão da fé aos jovens: Bispos portugueses preparam documento

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 15-02-2017, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai debater na sua próxima Assembleia Plenária (24-27 de abril) um documento dedicado à catequese e à transmissão da fé às novas gerações.

Catequese e transmissão da fé aos jovens Bispos portugueses preparam documento.jpg

Em uma conferência de imprensa, o Padre Manuel Barbosa, secretário geral da CEP, que o texto a ser apresentado ao público propõe uma “reflexão de fundo”, depois de um ano de debates nas dioceses portuguesas e organismos ligados à Igreja. Foi realmente uma consulta das “bases”.

Após a reunião mensal do Conselho Permanente da CEP, em Fátima, o porta-voz do episcopado católico afirmou que “Não é uma questão quantitativa, é uma questão qualitativa, no sentido de as pessoas aderirem, fazerem o discernimento da sua vida, da sua vocação”.

Os resultados do trabalho levado a cabo junto a várias comunidades mostram a necessidade de que a catequese seja “mais de experiência” e não “tão escolar”.

O documento que deverá intitular-se “A alegria do encontro com Jesus Cristo” vai procurar promover também a “autenticidade” na busca de um sentido para a vida.

O texto teve o “parecer de jovens”, assinalou o padre Manuel Barbosa que assinalou: “Esperemos que esse processo, esse movimento continue”, e que “não haja uma debandada tão grande como isso”, observou.

Próxima reunião dos Bispos

O Conselho Permanente analisou ainda em sua última reunião as propostas lançadas pelo Vaticano para o Sínodo dos Bispos de 2018, dedicado aos jovens e ao discernimento vocacional, tema que vai estar no centro de um simpósio em Barcelona, no mês de março, com uma delegação de nove elementos da CEP.

Lembramos que o Conselho Permanente da CEP é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo-se ordinariamente todos os meses. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas