Gaudium news > Reunião pastoral em Goiânia destaca Campanha da Fraternidade e Ano Vocacional Mariano

Reunião pastoral em Goiânia destaca Campanha da Fraternidade e Ano Vocacional Mariano

Goiânia – Goiás (Sexta-feira, 17-02-2017, Gaudium Press) Em Goiânia, houve a primeira Reunião Mensal de Pastoral do ano. As pautas discutidas pelos participantes foram a Campanha da Fraternidade 2017, o Ano Vocacional Mariano, a Pastoral Vocacional Arquidiocesana e o Vicariato para a Saúde.

Reunião pastoral em Goiânia destaca Campanha da Fraternidade e Ano Vocacional Mariano.jpg

As temáticas foram abordadas com o intuito de motivar os padres e representantes pastorais para a vivência, ao longo do ano, a partir de iniciativas concretas nas comunidades.

O reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, professor Wolmir Amado, após apresentar o tema da Campanha, “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”, explicou o que são biomas, “sistemas vitais que existem nas regiões”, e que caracterizam a diversidade da fauna e flora brasileiras. Em seguida, convidou todos os presentes a cuidar da vida do planeta, assim como nos pede o Papa Francisco em sua Carta Encíclica “Laudato Si”. Além disso, conclamou os representantes das comunidades para uma conversão ecológica, sobretudo na Quaresma, que se aproxima.

O Ano Vocacional Mariano, visto como um compromisso assumido para ser vivido intensamente pela Igreja no Regional Centro-Oeste da CNBB, foi apresentado pelo coordenador regional da Pastoral Vocacional, Padre Elias Aparecido. Segundo ele, a proposta deve perpassar todas as pastorais de maneira transversal, de modo especial em cada paróquia e comunidade presente nos 27 municípios que compõem a Igreja particular.

Padre Elias aproveitou a ocasião para fazer um convite a população católica de Goiás, a fim de que, durante esse Ano Vocacional Mariano, possam promover a cultura vocacional nas comunidades. “Precisamos falar de vocações nas diversas pastorais, para assim despertar a consciência de que todo cristão é chamado por Deus”, disse.

O ponto mais alto do ano temático acontecerá em 7 de maio, Dia Mundial de Oração pelas Vocações, no qual todas as dioceses deverão se deslocar em peregrinação à Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, onde será realizado o Congresso Vocacional Mariano.

Já o Padre Ronaldo Rangel Magalhães Macedo, coordenador da Pastoral Vocacional Arquidiocesana, lembrou que a pastoral está aberta a acolher os vocacionados que desejam partilhar o seu chamado ou fazer um discernimento vocacional. “Estamos dispostos a visitar os jovens que queiram ter um acompanhamento vocacional. Também estamos abertos a recebê-los no Centro Vocacional São João Paulo II”.

Por fim, o Vicariato para a Saúde foi apresentado pelo seu vigário episcopal, Padre Márcio Almeida Prado. “Esse vicariato tem como função principal a visita aos enfermos”, ressaltou. O sacerdote aproveitou também para convidar os fiéis das paróquias a participarem do vicariato, atuando como agentes da Pastoral da Saúde. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Goiânia

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas