Gaudium news > Seminário de Olinda celebra 217 anos formando sacerdotes para Recife

Seminário de Olinda celebra 217 anos formando sacerdotes para Recife

Recife – Pernambuco (Sexta-feira, 17-02-2017, Gaudium Press) O Seminário de Olinda, responsável pela formação dos sacerdotes da Arquidiocese de Olinda e Recife, completou seus 217 anos. Para festejar esta ocasião, houve uma celebração eucarística presidida pelo Monsenhor Edvaldo Bezerra, ordenado nesta mesma instituição há 60 anos.

Seminário de Olinda celebra 217 anos formando sacerdotes para Recife.jpg

Durante a cerimônia, era possível notar a presença de sacerdotes de gerações diferentes e ex-alunos da mesma casa.

Em sua homilia, Monsenhor Edvaldo Bezerra ressaltou o agradecimento pelo aniversário da criação do seminário, que tem também o título de “Escola de Heróis”. Ao citar a passagem dos dez leprosos, o religioso concluiu que “Deus faz questão de nossa gratidão”.

A seguir, dirigindo-se aos seminaristas, afirmou que Deus não se limitou a criar tudo, mas continuou a criação através da Providência Divina, que é o exercício de seu amor no sustento da existência. “É preciso, portanto, que vivamos na presença de Deus, unidos a Ele mais que numa oração vocal, mas numa oração mental e constante, pois pelo ministério dos sacramentos, agimos na pessoa de Cristo”, disse.

Durante a formação sacerdotal, os seminaristas ingressam inicialmente no Seminário Propedêutico, que funciona em Igarassu. Após dois anos de estudos, eles chegam ao Seminário Maior, de Olinda. Ao todo, são nove anos de formação, entre seminário, Universidade Católica de Pernambuco (cursos de Teologia e Filosofia) e estágios nas paróquias da Arquidiocese.

No Seminário de Olinda, sete turmas de jovens seminaristas são acompanhadas e orientadas por cinco padres, entre eles o reitor, Padre João Bosco Costa Lima, e o vice-reitor, Padre José Severino da Silva.

Padre João Bosco, aliás, está há sete anos à frente do Seminário. Na celebração, comentou o cuidado que os arcebispos têm pela educação dos seminaristas. Para ele, o arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, fez muitos sacrifícios em prol da qualidade à formação sacerdotal.

Seminário de Olinda celebra 217 anos formando sacerdotes para Recife 2.jpg

Ainda conforme o reitor, o apoio do atual arcebispo, Dom Fernando Saburido, também é notável. “Ele (Dom Saburido) conhece cada seminarista pelo nome e atende a todos quando necessário, sempre de forma paternal e incentivadora”, declarou.

Originalmente sediado em Olinda, o Seminário funciona atualmente no prédio do Centro Arquidiocesano Pastoral, na Várzea, e ocupa-se da formação de 50 seminaristas da Arquidiocese de Olinda e Recife e de quatro seminaristas da Diocese de Floriano, no Piauí. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas