Gaudium news > Participantes do Capítulo Geral dos Concepcionistas recebidos pelo Papa

Participantes do Capítulo Geral dos Concepcionistas recebidos pelo Papa

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 20-02-2017, Gaudium Press) A audiência particular, que o Santo Padre deu aos 40 participantes do Capítulo Geral da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria que foi realizada na Sala do Consistório, no Vaticano, foi uma oportunidade para o Papa Francisco estimular a que percebam as “necessidades novas das pessoas” e a estar próximo delas, “com fidelidade ao carisma do fundador e ao património espiritual da congregação, com a mente e o coração abertos às necessidades novas das pessoas”.

Segundo Francisco, nos nossos dias, cada Instituto deve hoje olhar de forma renovada a Regra: “porque nela e nas Constituições se encontram o itinerário da sequela, qualificado por um carisma específico autenticado pela Igreja”.

Atualizar com a “regra” da Memória

Francisco apelou aos sacerdotes para que continuem a caminhar, ” ir adiante com as necessidades novas, os novos desafios”, mas sem esquecer a memória:

“Continuamente, é uma tensão. Se eu quero ir adiante sem a memória do passado, da história dos fundadores, dos grandes, até mesmo dos pecados da congregação, não poderei avançar. Esta é uma regra: a memória. Esta dimensão própria da vida deve ser usada sempre quando se deve atualizar uma congregação religiosa, as constituições”, disse o Papa.

Olhar o exemplo do Fundador

Francisco lembrou o fundador da congregação, santo Estanislau Papczynski, que foi canonizado em junho de 2016 e que deve ser para a Congregação, o paradigma e o padrão do modo de caminhar na vocação, carisma e espiritualidade:

“Que o seu exemplo seja luz e guia para o caminho do instituto. Com o seu estilo de vida, vocês são chamados a servir e testemunhar Cristo Ressuscitado em todos os lugares onde que a Igreja lhes enviar. Esse testemunho cristão requer também compromisso com e pelos pobres, um compromisso que caracteriza o vosso instituto desde as origens”.

A Congregação dos Marianos ou Concepcionistas

A Congregação dos Marianos ou Concepcionistas foi fundada, em 1673, na Polônia, pelo Padre Estanislau de Jesus Maria Papczynski (1631-1701).

O carisma da Congregação dos Padres Marianos, concedido ao Fundador da Congregação, consiste no mistério da Imaculada Conceição de Maria, sinal característico e a inspiração da vida e da missão evangelizadora da Congregação.

Os Marianos são chamados a dar testemunho do Amor salvífico de Deus, que se expressa numa vida repleta de alegria, amor, gratidão, humildade e glória prestada a Deus. Este seu modo de viver os conduz a uma generosa entrega a Cristo e à Sua missão de anunciar a Boa Nova da salvação.

Os Marianos no Brasil

No Brasil, os Marianos estão presentes, desde 1964, atuando de forma direta na ação pastoral e evangelizadora em 10 paróquias, no Sul, Sudeste e Nordeste do país.

Nestas paróquias, inspirados pela espiritualidade do Padre Fundador e no lema do Padre Renovador “Por Cristo e pela Igreja”, procuram ser presença evangelizadora na obediência ao magistério eclesial e às necessidades do tempo atual.

Um elemento forte da ação Mariana no Brasil é a divulgação do culto à Misericórdia Divina, que realizam através do Apostolado da Misericórdia e do Santuário da Divina Misericórdia, com sede em Curitiba, no Paraná. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas