Gaudium news > “TV Vida”, a primeira emissora de TV católica da Indonésia

“TV Vida”, a primeira emissora de TV católica da Indonésia

Jacarta – Indonésia (Terça-feira, 21-02-2017, Gaudium Press) A Indonésia tem agora a sua primeira emissora de televisão católica. Sua transmissão é feita em streaming e em breve estará operando na frequência de satélite.

A TV foi apresentada por ocasião da reunião anual do “Signis Indonésia”, que foi realizada em Java Central. Na reunião que foi realizada recentemente, entre os membros do “Signis Indonésia” estavam os responsáveis pela Comissão para as Comunicações Sociais, em Jacarta.

De acordo com informações da Comissão para as Comunicações Sociais da Arquidiocese de Jacarta, o primeiro canal televisivo católico chama-se no idioma local, “Hidup TV”. “Hidup” significa “vida”. E é o que a TV deseja oferecer: Vida em abundância.

Durante a reunião, o responsável pela Comissão de Jacarta, o Pe. Harry Sulistiyo, partilhou com os outros líderes diocesanos do setor, o projeto da estação televisiva, que é visto principalmente como uma “oportunidade pastoral”.

Pe. Sulistiyo informou que a “Hidup TV” terá sua programação transmitida pelas frequências do satélite Q-Band que cobre todo o território indonésio. Hoje, a “Hidup TV” transmite em streaming digital três horas por dia. Em breve sua grade de programação chegará a oito horas diárias.

Entre as transmissões atualmente existentes, estão os programas dedicados a reflexões espirituais e comentários, programas infantis e programas musicais.

Perfil Pastoral

A ideia é dar à TV um rosto particularmente pastoral, tornando-se um apoio à pregação e catequese. Trata-se de um projeto que nasceu como interdiocesano e que poderá fornecer notícias e experiências específicas de cada diocese:

“Todas as comissões diocesanas para as comunicações sociais contribuirão com produções e programas de diferentes formatos: fórum em filmes, documentários e músicas que serão transmitidos por Hiup TV”.

O secretário executivo da Comissão Episcopal para as Comunicações Sociais, Pe. Kamilus Pantus, agradeceu “a Dom Ignatius Suharyo, de Jacarta que incentivou e apoiou a Comissão para as Comunicações Sociais na criação e fundação de TV Vida.”

Iniciativa criativa

O Pe. Sete Lalu, diretor da Comissão para as Comunicações Sociais da Diocese de Manado (na ilha indonésia de Sulawesi) confirmou o seu apoio ao projeto. Ele considera que a Hidup TV uma “iniciativa criativa para responder às necessidades dos fiéis, num mundo marcado pelo desenvolvimento da tecnologia de informação”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas