Gaudium news > Encontro Nacional de Pastoral Juvenil é promovido na Itália

Encontro Nacional de Pastoral Juvenil é promovido na Itália

Itália – Bolonha (Quarta-feira, 22-02-2017, Gaudium Press) Desde o dia 20 de fevereiro, por volta de 700 encarregados da pastoral juvenil, representando movimentos, congregações e associações de 150 Dioceses italianas, se encontram em Bolonha participando do XV Encontro de Pastoral Juvenil, que leva por tema “O cuidado e a espera”.

O evento é promovido pelo Serviço para a Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Italiana (CEI), e tem por objetivo mostrar o papel que deve ter um bom educador, “uno a ponto de estar ao lado dos jovens com o conhecimento e a preparação do caso”, como sublinha o Serviço para a Pastoral Juvenil.

Uma conferência ministrada pelo psiquiatra Vittorino Andreoli deu início ao encontro. Logo depois foi realizada uma Santa Missa presidida por Dom Nunzio Galantino, Secretário Geral da CEI.

O segundo dia de trabalho, que foi iniciado com uma Missa, foi marcado pelas conferências: “Gerar a Fé, gerar uma vida de Fé: a comunidade cristã, a educação e os educadores”, ministrada por Dom Erio Castellucci, Bispo de Modena; e “Educador de educadores: retrato de uma figura sempre em busca”, oferecida por Chiara Scardicchio, docente de Pedagogia Experimental. Na parte da tarde se realizou uma visita guiada pela cidade, e uma vigília de oração.

Já para o terceiro dia foram programados vários cursos na parte da manhã, nos quais se refletiu sobre as características particulares do educador; e na parte da tarde se apresentaram os resultados sobre uma investigação das experiências dos oratórios italianos. Posteriormente, o Padre Michael Falabretti introduzirá uma proposta para o caminho do próximo Sínodo da Juventude.

O encontro encerrará com uma peregrinação a Nossa Senhora de São Lucas, uma solene Missa que será presidida por Dom Matteo Zuppi, Arcebispo de Bolonha, e a apresentação das conclusões. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas