Gaudium news > Fiéis festejam os 14 anos da Catedral de Nossa Senhora das Dores, no Piauí

Fiéis festejam os 14 anos da Catedral de Nossa Senhora das Dores, no Piauí

Teresina – Piauí (Quinta-feira, 23-02-2017, Gaudium Press) Os 14 anos de Dedicação e Sagração da Catedral de Nossa Senhora das Dores, em Teresina, foram celebrados durante uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito. Dezenas de fiéis compareceram à homenagem ao templo, considerado um marco religioso, histórico e cultural da capital do Piauí.

Fiéis festejam os 14 anos da Catedral de Nossa Senhora das Dores, no Piauí.jpg

Em sua homilia, Dom Jacinto Brito relembrou que foi Dom Celso José Pinto, antigo Arcebispo de Teresina, que em 20 de fevereiro de 2003 instituiu esse momento, reforçando ainda mais a data de criação da então Diocese do Piauí, que anos depois, seria elevada à condição de Arquidiocese.

“O Apóstolo Paulo dizia na leitura de ontem e hoje escutamos na mesma leitura essa Palavra: O Santuário de Deus é Santo. E vós sois este santuário de Deus. Hoje lembramos a complementariedade desta palavra e o porquê de estarmos celebrando 14 anos da nossa catedral. Dom Celso o fez nesta data porque hoje se completa 116 da criação da nossa Diocese do Piauí. Naquele dia vinte de fevereiro o Santo Papa leão XIII criara a Diocese do Piauí. E como eram diferentes os tempos, as pessoas. Como era diferente a fisionomia da Igreja do Piauí. E graças a Deus está diferente para melhor”, afirmou Dom Jacinto.

Ao comentar que o Estado do Piauí possui oito dioceses, o prelado destacou que elas “vivem cada dia essa alegria de levar o Evangelho a toda criatura, na adversidade da nossa cultura”.

Catedral de Nossa Senhora das Dores

Situada na Praça Conselheiro Saraiva, no centro da cidade, a Igreja é oriunda do lançamento da pedra fundamental, em 25 de março de 1865.

Em 1903, através da bula “Supremum Catholic Ecclesian”, o então Papa Leão XIII determinou a criação da Diocese do Piauí, tendo como sede episcopal a Catedral de Nossa Senhora das Dores.

“Em 2003 esse templo era dedicado ao culto do senhor, à celebração de seus louvores, e se tornou no centro da cidade o sacramento visível do esplendor. Por isso hoje é festa para a comunidade e para todos aqueles que aqui vem, nessa Catedral”, disse Dom Jacinto. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas