Gaudium news > “Vida que está por nascer ou para morrer é sagrada”, afirma Bispo em Mensagem de Quaresma

“Vida que está por nascer ou para morrer é sagrada”, afirma Bispo em Mensagem de Quaresma

Braga – Portugal (Quinta-feira, 23-02-2017, Gaudium Press) Levantando-se contra o aborto e eutanásia, o arcebispo de Braga alertou em sua mensagem para a Quaresma para a necessidade de respeitar o direito à vida que para o prelado é “fundamental e inviolável”.

Vida que está por nascer ou para morrer é sagrada, afirma Bispo em Mensagem de Quaresma.jpg

A vida é um direito

Dom Jorge Ortiga, afirmou em um texto divulgado no suplemento ‘Igreja Viva’, do jornal diocesano ‘Diário do Minho’:

“Permitam-me ser claro: a vida da criança que está para nascer ou da pessoa que está para morrer é sagrada. A vida é um direito fundamental e inviolável! Escapa ao nosso domínio determinar sobre algo que nos ultrapassa. Vida é, em todas as circunstâncias, vida”.

Educar para a vida

O arcebispo de Braga, que primaz de Portugal faz um convite especial aos fiéis para que façam do tempo de preparação para a Páscoa um momento para “educar para a vida”.

“A Quaresma, apesar do seu timbre introspetivo, é um tempo de abertura e de preparação para a vida. Vida que nasce, antes de mais, da escuta da Palavra, da reflexão da defesa de valores inalienáveis”, disse.

“Olhos do sofredor”

A mensagem de Dom Jorge Ortiga refere-se ainda aos “olhos do sofredor” e desafia a ver no outro a imagem de Deus:

“A sensibilidade para o divino treina-se com o exercício da fraternidade. Pobres de nós quando passamos adiante do sofredor ou aproveitamos e exploramos aquele que pouco ou nada tem”, diz o primaz de Braga.

O arcebispo de Braga evoca a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma, em que se fala do outro como “um dom”.

Que as comunidades católicas vivam este tempo de preparação para a Páscoa com atenção à família e “predileção” pelos “mais débeis”, são os desejos finais do Prelado para seus fiéis arquidiocesanos. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações ECCLSIA)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas