Gaudium news > Curso sobre Arte e Liturgia na Idade Média é ministrado na Espanha

Curso sobre Arte e Liturgia na Idade Média é ministrado na Espanha

Santiago de Compostela – Espanha (Sexta-feira, 24-02-2017, Gaudium Press) O Instituto Teológico Compostelano (ITC) em união com a Universidade de Santiago de Compostela (USC), iniciaram no dia 17 de fevereiro um curso sobre Arte e Liturgia na Idade Média intitulado “No céu como na terra”, que se desenvolve durante cinco sextas-feiras consecutivas na Faculdade de Geografia e História da USC, além de contar com a colaboração do Arquivo e Museu da Catedral de Compostela, e o apoio das monjas beneditinas de São Pelayo, além de outras instituições.

Curso sobre Arte e Liturgia na Idade Média é ministrado na Espanha.png

A inauguração do programa acadêmico, ocorreu no dia 17 antes das primeiras aulas, durante um evento que se celebrou às 09h30 nas instalações da USC. Na ocasião se contou com a intervenção de Francisco J. Buide, responsável do Arquivo da Catedral de Santiago, que apresentou a Segundo Pérez López, decano da Catedral, e falou sobre a participação do Instituto Teológico Compostelano.

Dois temas marcaram o início do encontro acadêmico baseado em um panorama sobre Arte e Liturgia: “Chaves para entender a arte e a liturgia na Idade Média”, e “Liturgia e espaço na Idade Média Plena: o viés cluniacense”; abordados respectivamente por Elisardo Temperán, de ITC; e José Luis Senra da Universidade Complutense de Madrid (UCM).

Nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, se aprofundará em Música e Liturgia com a palestra “A ordenada desordem litúrgica do Códice Calixtino: a hipotética reconstrução da Missa do Apóstolo”, ministrada pelo professor Carlos Villanueva da USC. Após a conferência, terá lugar uma visita ao Mosteiro de São Pelayo de Antealtares, convento das religiosas beneditinas.

Durante a sexta-feira, 03 de março, o curso estará dedicado aos livros litúrgicos com a conferência “Manuscritos litúrgicos e miniatura no Ocidente medieval: criação, usos e significados”, que guiará Mercedes López Mayán, da Universidade de ‘La Coruña’. Para este dia se prevê a segunda visita, que na ocasião será no Arquivo e Biblioteca da Catedral de Santiago de Compostela.

O quarto encontro está marcado para o dia 10 de março. Neste dia se apresentarão dois debates que falarão sobre a penitência e suas representações: a primeira leva por título “Graça e conversão: o sacramento da penitência na Idade Média”, a cargo de Segundo L. Pérez López, del ITC; a segunda, “Condenação e salvação: as representações de pecado, penitência e perdão nas catedrais europeias medievais”, que ilustrará Natalia Conde Cid, da USC.

A indumentária litúrgica e os ornamentos serão o eixo central do último encontro do programa acadêmico, que ocorrerá no dia 17 de março. Para o encerramento se desenvolverá a conferência “Liturgia et ornamentum. Indumentárias e artes suntuárias na Idade Média”, que oferecerão Marta Cendón Fernández e Dolores Fraga Sampedro, ambas da Universidade de Santiago de Compostela.

Posteriormente, os participantes se reunirão no Museu da Catedral de Santiago para uma visita guiada. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas