Gaudium news > “O Criador foi pródigo com o Brasil”, afirma Papa sobre a Campanha da Fraternidade 2017

“O Criador foi pródigo com o Brasil”, afirma Papa sobre a Campanha da Fraternidade 2017

Redação (Quarta-feira, 01-03-2017, Gaudium Press) No dia em que a Igreja no Brasil deu início à Campanha da Fraternidade 2017, o Papa Francisco encaminhou uma mensagem na qual faz lembrança da Encíclica “Laudato Si”.

O Criador foi pródigo com o Brasil, afirma Papa sobre a Campanha da Fraternidade 2017.jpg

“O Criador foi pródigo com o Brasil”, afirma o Pontífice. “Concedeu-lhe uma diversidade de biomas que lhe confere extraordinária beleza”, continua.

No texto, o Santo Padre alerta os fiéis para uma outra realidade: “os sinais de agressão à criação e degradação da natureza também estão presentes” no Brasil.

“Entre vocês, a Igreja tem sido uma voz profética no respeito e no cuidado com o meio ambiente e com os pobres. Não apenas tem chamado a atenção para os desafios ecológicos, como tem apontado suas causas e, principalmente, tem apontados caminhos para a sua superação”, declara.

Sobre o tema da CF 2017, Francisco reforça que a Igreja tem as seguintes finalidades com esta ação: “contemplar, admirar, agradecer e respeitar a diversidade natural que se manifesta nos diversos biomas”.

Em seguida, destaca o exemplo dado pelas populações que vivem nesses biomas. “Os povos originários de cada bioma ou que tradicionalmente neles vivem nos oferecem um exemplo claro de como a convivência com a criação pode ser respeitosa, portadora de plenitude e misericórdia”.

Ao lembrar a sintonia profunda da vivência da espiritualidade e da liturgia da Quaresma, enquanto se realiza a Campanha da Fraternidade, o Papa faz uma recomendação aos fiéis:

“Trata-se de um convite a viver com mais consciência e determinação a espiritualidade pascal. A comunhão na Páscoa de Jesus Cristo é capaz de suscitar a conversão permanente e integral que é, ao mesmo tempo, pessoal, comunitária, social e ecológica”.

No término da mensagem, o Santo Padre manifesta seu desejo de um tempo de vivência significativo para as comunidades do Brasil durante a Quaresma deste ano: “desejo a todos uma fecunda caminhada quaresmal e peço a Deus que a Campanha da Fraternidade 2017 atinja seus objetivos”, conclui. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas