Gaudium news > Santuário de Aparecida inaugura revestimento do baldaquino

Santuário de Aparecida inaugura revestimento do baldaquino

Aparecida – São Paulo (Quinta-feira, 02-03-2017, Gaudium Press) No dia em que a Igreja no Brasil celebrou o início da Quaresma e o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade, o Santuário Nacional de Aparecida inaugurou a obra de revestimento do baldaquino, que traz em suas quatro colunas a representação dos biomas brasileiros, em alusão à ação promovida pela CNBB.

Santuário de Aparecida inaugura revestimento do baldaquino.jpg

A obra, que teve início em 2012, retrata uma sintonia com a reflexão da CF 2017, que tem como tema “Fraternidade – biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).

O baldaquino representa em seus quatro painéis tudo aquilo que foi criado por Deus, como a fauna, a flora e sua maior obra, o ser humano, em diversas fases de desenvolvimento.

A inauguração do projeto teve lugar durante uma cerimônia pela manhã, que contou com a presença do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, do reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, e diversos Missionários Redentoristas responsáveis pela administração da Basílica.

De acordo com o ecônomo do Santuário Nacional, Padre Daniel Antônio, o evento ocorrido na Quarta-Feira de Cinzas prepara o coração dos devotos para a inauguração da Cúpula Central, marcada para outubro deste ano.

“Hoje nós inauguramos os quatro painéis que fazem parte do baldaquino. Esta obra que é composta pela Cúpula Central, o capitel que separa a Cúpula desses painéis e as colunas. Mas o grande momento que esperamos e estamos nos preparando é para outubro desse ano. Teremos a Novena do dia primeiro ao dia nove, que é uma novidade, e depois, celebraremos uma grande festividade dos 300 anos com três dias de festa, nos dias 10, 11 e 12, sendo que no dia 11 faremos a inauguração da grande Cúpula, coroando a Basílica e, assim fechamos com chave de ouro esse Jubileu”, disse o Padre Daniel ao portal A12.

Ao longo da missa, Dom Orlando Brandes recordou o que a Igreja deseja viver no período quaresmal e como cada cristão deve entender o apelo da Campanha da Fraternidade.

“A Quaresma é uma nova vida, mas a gente precisa também caminhar na estrada certa e chegar ao rumo certo. E não há melhor convite do que esse: voltar ao amor original, voltar ao primeiro amor, voltar a Jesus Redentor. Porque a Quaresma já é uma Páscoa, já estamos sepultando o pecado e já estamos ressuscitando”, afirmou durante a homilia. “Desejo que esta Campanha da Fraternidade nos ajude a contemplar os pássaros do céu e as flores, mas também a cuidar e tomar decisões bem práticas, até pequeninas, mas com um grande valor. É hora da Campanha da Fraternidade!”, completou.

A obra de revestimento do baldaquino, além de evidenciar a grande criação que se manifesta para adorar o Senhor no Altar da Consagração, é vista como um dos marcos das comemorações dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas