Gaudium news > Diocese de Pyongyang, Coreia do Norte, celebra seus 90 anos desde o exílio

Diocese de Pyongyang, Coreia do Norte, celebra seus 90 anos desde o exílio

Pyongyang – Coreia do Norte (Quinta-feira, 02-03-2017, Gaudium Press) A Diocese de Pyongyang, a particular jurisdição eclesiástica da capital da Coreia do Norte, país onde não se pode praticar a religião por causa da férrea repressão do regime comunista, se prepara para celebrar seus 90 anos de existência desde o exílio na Coreia do Sul.

O significativo aniversário terá lugar no mês de março e se comemorará na Catedral de Myeongdong na cidade de Seul, no dia 18 desse mês. A Eucaristia central da celebração será presidida pelo Cardeal Andrew Yeom Soo-jung, Arcebispo de Seul e Administrador Apostólico de Pyongyang. O purpurado será acompanhado nesta celebração pelo Núncio Apostólico na Coreia do Sul, o Arcebispo Osvaldo Padilla, e outros prelados do país.

Para esta mesma Missa, foi feita uma pintura dos 24 mártires de Pyongyang, entre os quais se encontra Dom Francis Borgia Hong Yong-ho, o Bispo que foi capturado em 1949 e de quem não se teve notícias posteriores. A reclusão do prelado foi uma das razões pelas quais a Santa Sé nunca considerou extinta a Diocese, (de fato se estabeleceu como Diocese em 1962) de forma que no lugar onde se encontra Dom Hong Yong-ho fora considerado um Bispo em exercício. Finalmente o prelado foi incluído na lista de 81 mártires coreanos cuja causa de beatificação foi aberta em 22 de fevereiro.

Para recordar a história da Diocese perseguida, se editou o livro ‘Photo Book of Pyongyang Diocese’ (Livro Fotográfico da Diocese de Pyongyang) que inclui imagens históricas pertencentes à Sociedade de Missões Estrangeiras de Paris, a Sociedade Católica de Missão Estrangeira da América, a Congregação para a Evangelização dos Povos e a Pontifícia Universidade Urbaniana. Algumas das imagens serão mostradas em uma exibição pública. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas