Gaudium news > Vaticano: Estado emite 2,5 milhões de moedas de euro para 2017

Vaticano: Estado emite 2,5 milhões de moedas de euro para 2017

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 03-03-2017, Gaudium Press) Destinadas à circulação, com novas faces nacionais e sem o rosto do Papa Francisco, o Estado da Cidade do Vaticano emitiu 2,5 milhões de moedas de euro para o ano de 2017.

Vaticano Estado emite 2,5 milhões de moedas de euro para 2017.jpg

A Moeda

Os desenhos da face das moedas trazem o brasão do chefe do Estado da Cidade do Vaticano, o Papa Francisco.

O símbolo da casa da moeda, um “R”, está posto logo abaixo, à esquerda. O ano da emissão, “2017” também fica em baixo, à direita. A moeda tem um anel exterior. Nela estão representadas as 12 estrelas da bandeira europeia.

A moeda não traz o rosto do Papa reinante. Esta decisão foi tomada ainda no tempo de Paulo VI, nos últimos anos de seu pontificado. O Papa Francisco acolheu a decisão daquele Papa e não colocou seu rosto nas moedas.

Mauro Olivieri, diretor do Departamento Filatélico e Numismático do Estado da Cidade do Vaticano, explicou que o Papa Francisco “pediu para deixar de aparecer nas moedas, nas medalhas em geral”.

Vaticano e Comissão Europeia

De acordo com um convénio monetário, de dezembro de 2009, estabelecido entre o Vaticano e a Comissão Europeia, pelo menos 51% das moedas cunhadas pelo Vaticano devem ser colocadas em circulação no seu valor nominal.

A Santa Sé assinou também, a 29 de dezembro de 2000, a convenção monetária entre o Estado da Cidade do Vaticano e a Itália, dentro do quadro disposto pelo comité monetário da União Europeia, que proporcionou ao Vaticano o direito de utilizar o Euro como moeda oficial. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas