Gaudium news > Igreja no Camboja cresce com Batismos na Páscoa e dedicação de novas paróquias

Igreja no Camboja cresce com Batismos na Páscoa e dedicação de novas paróquias

Phnom Penh – Camboja (Segunda-feira, 06-03-2017, Gaudium Press) O Vigário Apostólico de Phnom Penh, Camboja, Dom Olivier Schmitthaeusler, consagrou no dia 25 de fevereiro uma capela dedicada a Santa Teresa do Menino Jesus e um centro pastoral, ambos localizados na região de Preykbas. O templo congrega a uma comunidade católica recentemente formada que contou com seus primeiros membros em 2012, ano no qual 14 pessoas receberam o sacramento do Batismo.

Igreja no Camboja cresce com Batismos na Páscoa e dedicação de novas paróquias.png

A chegada da Fé Católica à região de Takeo onde se localiza o novo templo esteve marcada pela presença de apenas um crente, Paul Cheang, pertencente à paróquia de Nossa Senhora do Sorriso. A região tem crescido desde 2002 com oito novas comunidades, incluindo a de Santa Teresa do Menino Jesus em Preykbas. “A comunidade local nasceu depois da reunião de Paul Cheang no povoado de Preykbas”, relatou Dom Schmitthaeusler. “Desde 2009, todos os domingos, Paul Cheang ensina o catecismo a alguns jovens”.

O prelado decidiu adquirir um terreno para um novo centro pastoral em 2010, e com apoio da Tailândia conseguiu construir edificações para albergar a capela, uma creche e nove cabines. A capela constitui segundo o Vigário Apostólico “o sinal vivo da presença de Deus perto da montanha Chisor, que domina a planície do Camboja e está chamada a ser uma luz para todos aqueles que tem fome e sede de paz e justiça”. A Capela resguarda em seu altar uma relíquia de Santa Teresa de Calcutá.

O crescimento continua em 2017: esta mesma região celebrará na Páscoa 70 Batismos e em todo o Vicariato de Phnom Penh se preparam 155 catecúmenos para serem admitidos à Igreja neste ano. O centro pastoral é empregado como casa de retiros e formação e conta para seu sustento com uma horta de mangas e uma plantação de arroz. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas