Gaudium news > Francisco: Com o “jejum hipócrita”, se esquece do próximo

Francisco: Com o “jejum hipócrita”, se esquece do próximo

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 06-03-2017, Gaudium Press) Em recente homilia feita na Capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco explicou como rezar, fazer jejum e dar esmola durante a quaresma.

O Papa advertiu àqueles que fazem um “jejum hipócrita”, que só procuram o reconhecimento dos demais ou a própria satisfação.

Francisco Com o jejum hipócrita, se esquece do próximo.png

Francisco afirmou que “Isto é o mesmo que nós fazemos quando não pagamos o justo a nossos funcionários. Nós recebermos por nossas penitencias, por nossos gestos de oração, de jejum, de esmola, é tirar proveito. É suborno de vaidade, de procurar sermos vistos. E isto não é autenticidade, é hipocrisia.

Por isso, quando Jesus disse: ‘Quando rezarem, façam às escondidas, quando derem esmola não façam soar a trombeta, quando jejuarem não se façam de abatidos’, é como se dissesse:

‘Por favor, quando fizerem uma boa obra não tireis proveito desta boa obra. É só para o Pai'”.

Conselhos evangélicos

“‘Por acaso não é este o jejum que quero: romper as correntes iníquas, desfazer os laços do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e quebrar toda a opressão? Por acaso não consiste em repartir o pão com o faminto, fazer entrar em casa os pobres, aos sem teto, vestir os nus sem descuidar dos parentes?'”, relembrou Francisco.

“Pensemos nestas palavras, pensemos em nosso coração, no modo como jejuamos, rezamos e damos as esmolas. Também vai nos ajudar pensar no que sente um homem depois de um jantar que custou 200 euros, por exemplo, e regressando para sua casa vê um homem faminto, nem olha para ele e segue caminhando. Vai nos fazer bem pensar nisto”, concluiu o Papa. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas