Gaudium news > Vaticano: Especialistas alertam para extinção de várias espécies ainda no século XXI

Vaticano: Especialistas alertam para extinção de várias espécies ainda no século XXI

Roma – Itália (Segunda-feira, 06-03-2017, Gaudium Press) No Vaticano, especialistas em biologia e cientistas procedentes de várias partes do mundo assinaram uma alarmante declaração conjunta.

Eles advertem que um quarto de todas as espécies da natureza está em perigo de extinção e que a metade delas poderia desaparecer ainda neste século.

A maior parte dessas espécies em perigo são invisíveis ao olho humano, porém, elas são cruciais para a conservação do meio ambiente.

Laudato Si

Ao longo dos últimos meses, o Vaticano tem promovido Congressos sobre o direito à água, sobre o tráfico de órgãos e pessoas e até de astronomia.

O objetivo alegado pelos promotores destes Congressos e Encontros de especialistas seria de fomentar entre os intelectuais e estudiosos do assunto o intercâmbio de ideias que unam forças para promover mudanças e melhoras no mundo atual, seguindo as ideias e orientações do Papa Francisco em sua Encíclica ‘Laudato si’.

Cientistas falam

“Pensamos que a Terra é uma piscina cheia de recursos infinitos e que podemos tomar tantos desses recursos quanto queiramos. Este é o desfio que teremos que afrontar no futuro”, diz Partha Sarathi Dasgupta, da Pontificia Academia de Ciências.

Monsenhor Marcelo Sanchez Sorondo, Chanceler da Pontifícia Academia de Ciências, por seu turno, explica que “Nas conclusões se diz que principais responsáveis pela extinção são os utilizam derivada de materiais fósseis, ou seja, os ricos. Porém, indiretamente, também os pobres, quando são obrigados a vender matas, às vezes por preços absurdos, para poder sobreviver, ou a usar uma agricultura que prescinde das técnicas modernas”.

Solução

A solução, lembram nesta declaração os especialistas, passa por uma mudança: Utilizar energias limpas e técnicas de agricultura menos agressivas para com o meio ambiente. Para eles, as grandes cidades merecem um capítulo à parte porque necessitam passar por uma ambiciosa conversão ecológica. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas