Gaudium news > Igrejas de Belo Horizonte e da Paraíba são agraciadas com nomeações do Papa

Igrejas de Belo Horizonte e da Paraíba são agraciadas com nomeações do Papa

Redação (Quarta-feira, 08-03-2017, Gaudium Press) As arquidioceses de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e da Paraíba foram agraciadas com as nomeações feitas pelo Papa Francisco nesta quarta-feira, 8 de março.

Para a Igreja mineira, o Santo Padre designou o Padre Vicente de Paula Ferreira, então Formador dos estudantes de Teologia da Província Redentorista em Belo Horizonte, como novo bispo auxiliar.

Já a Arquidiocese da Paraíba tem um novo arcebispo. Trata-se de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, então bispo da Diocese de Campina Grande.

Dom Vicente de Paula Ferreira

Nascido em Araraí, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no Estado do Espírito Santo, estudou Filosofia na Universidade Federal de Juiz de Fora (1986-1990). Mais tarde, fez a Licenciatura (2009-2011) e a Graduação (2011-2013) em Ciência da Religião. Também fez Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte (1993-1996) e especialização em Psicologia em Juiz de Fora (2003-2006).

Dom Vicente emitiu a profissão religiosa como Redentorista em 12 de dezembro de 1992, sendo ordenado sacerdote em 16 de novembro de 1996.

Atualmente, além de ser Formador dos estudantes de Teologia da Congregação Redentorista (Província do Rio) em Belo Horizonte, é, desde 2012, membro da Academia Alfonsiana de Roma.

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Oriundo de Biritinga, na Arquidiocese de Feira de Santana, na Bahia, Dom Manoel emitiu a profissão perpétua na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 17 de janeiro de 1978 e foi ordenado sacerdote em 5 de julho 1980.

No dia 5 de julho 2006 foi nomeado Bispo de Caicó, recebendo a ordenação episcopal no dia 24 de setembro daquele mesmo ano.

Em 8 de agosto de 2012, foi transferido para a Diocese de Campina Grande.

Hoje, o novo Arcebispo da Paraíba exerce também a função de Vice-Presidente da Conferência Episcopal Regional Nordeste 2, que compreende os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas