Gaudium news > O Prêmio Apocalipse: um singular concurso de pintura medieval

O Prêmio Apocalipse: um singular concurso de pintura medieval

Londres – Inglaterra (Quinta-feira, 09-03-2017, Gaudium Press) Artistas de todo o mundo poderão participar de um singular concurso de pintura medieval chamado “Prêmio Apocalipse”. Os participantes deverão empregar técnicas artísticas da época, assim como a linguagem pictórica analógica característica do Medieval para retratar os mistérios contidos no livro do Apocalipse. O ganhador obterá um prêmio de 10 mil dólares.

O Prêmio Apocalipse um singular concurso de pintura medieval.png

O prêmio foi instituído pela artista Gloria Thomas, que dedicou mais de 40 anos ao estudo e aplicação da analogia pictórica, uma linguagem artística com fins distintos ao do naturalismo renascentista. “A arte medieval não é uma ilusão de realidade, mas uma analogia desta”, explicou Thomas ao New Liturgical Movement em 2013. “Suas cenas não estão dominadas pela luz e a sombra como na natureza. Tudo está igualmente iluminado para criar uma analogia com a luz do intelecto que vê todo pensamento com a mesma claridade”, um efeito conceitual relacionado com o da iconografia oriental que eliminava o horizonte para unir o tempo e a eternidade.

Os participantes no concurso devem escolher três temas das visões do Apocalipse de uma lista presente nas bases do concurso e empregar a técnica poética medieval explicada na mesma plataforma através de uma série de vídeos. “Estas pinturas podem ou não incluir textos da Sagrada Escritura, mas títulos explicativos devem acompanhar cada pintura”, estabelecem as bases. Os trabalhos podem ser elaborados em guache, aquarela, acrílico, óleo ou uma mescla deles, com o uso opcional de ouro ou prata. Não se aceitam desenhos digitais, mecânicos ou fotográficos, nem trabalhos sobre vidro.

As obras devem ser originais apesar de poderem inspirar-se nas obras dos artistas sacros medievais, de forma que componham as ideias em um trabalho de concepção própria execução a mão por parte do artista concursante. Os participantes receberão literatura gratuita sobre o estilo medieval. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas