Gaudium news > Processo de Canonização de Franciso e Jacinta pode ser concluído ainda neste ano, diz postuladora

Processo de Canonização de Franciso e Jacinta pode ser concluído ainda neste ano, diz postuladora

Fátima – Portugal (Quinta-feira, 09-03-2017, Gaudium Press) Irmã Ângela Coelho, postuladora da causa de canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto admitiu à “Ecclesia” que o Papa pode trazer “novidades” sobre a canonização dos dois pastorzinhos, durante a sua visita a Fátima, por ocasião das comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora.

Processo de Canonização de Franciso e Jacinta pode ser concluído ainda neste na, diz postuladora.jpg

A postuladora disse que “O Papa pode trazer novidades, eu não sei… De fato, o estudo do milagre prossegue, ainda não está concluído, falta ainda uma comissão analisar. Caberá depois ao Santo Padre onde e quando quiser anunciar e realizar a canonização”.

“Fortes Esperanças”

“Eu tenho fortes esperanças e uma séria expectativa de que vá acontecer este ano, em 2017, a canonização do Francisco e da Jacinta. Será o Papa Francisco, de fato, quem vai escolher quando anunciar e onde, e quando fazer”, reafirmou a religiosa.

Numa entrevista, a religiosa adiantou que o “presumível milagre” necessário para a canonização, após a beatificação de 13 de maio de 2010, “tem todas as condições” para ser validado:

“Por isso é que eu decidi começar a estudá-lo, porque acredito nele desde o princípio. Ou seja, quando tive acesso aos documentos, quando eles me chegam aqui à postulação, há quatro anos, os primeiros documentos, fui investigar, e pareceu-me que tinha condições para ser estudado, aprofundado”, explicou a postuladora da causa de canonização”.

Cura de uma criança brasileira

O estudo que está sendo levando adiante refere-se a uma cura miraculosa que teria acontecido com uma criança, natural do Brasil.

“É bonito por isto mesmo: duas crianças cuidam de uma criança”, comenta Irmã Ângela. E ela ainda adianta que o estudo do milagre em Roma “está a correr bem” e que tudo foi feito, por parte da postulação, para que a canonização “fosse possível este ano”.

O processo está atualmente nas mãos do Vaticano e eu “espero que haja em 2017 algumas novidades acerca dos Pastorzinhos, do Francisco e da Jacinta”, recordou.

“As condições estão criadas, creio eu, e se a próxima comissão der o seu parecer positivo, as condições estão criadas para que o Santo Padre tome a decisão quando entender”, explicou.

Canonização

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

Francisco e Jacinta Marto, irmãos pastorezinhos que, segundo o testemunho reconhecido pela Igreja Católica, presenciaram as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e arredores, entre maio e outubro de 1917, são os mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica.

A canonização de Francisco (1908-1919) e Jacinta Marto (1910-1920), beatificados a 13 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II, em Fátima, depende do reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão, após esta data.

Os trâmites processuais para o reconhecimento de um milagre, por parte do Papa, acontecem segundo normas estabelecidas em 1983.

A Congregação para as Causas dos Santos da Santa Sé promove uma consulta médica sobre a alegada cura, para saber se a mesma é inexplicável à luz da ciência atual, feita por peritos.

Depois disso o caso é submetido à avaliação de consultores teológicos e de uma comissão de cardeais e bispos.

A aprovação final depende do Papa, que detém a competência exclusiva de reconhecer uma cura como verdadeiro milagre. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Ecclesia)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas