Gaudium news > Instalada Área Pastoral em homenagem ao Beato Paulo VI no Piauí

Instalada Área Pastoral em homenagem ao Beato Paulo VI no Piauí

Teresina – Piauí (Sexta-feira, 10-03-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese de Teresina conta agora com uma nova Área Pastoral, nomeada Beato Paulo VI, em memória ao 262º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. O espaço integra sete comunidades, que antes pertenciam à Paróquia Santo Inácio de Loiola.

Instalada Área Pastoral em homenagem ao Beato Paulo VI no Piauí.png

Na ocasião, a instalação da Área Pastoral contou com uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito. Além disso, houve a posse canônica do Padre Amadeu Matias, que terá a missão de coordenar a ação missionária no bairro Mirante dos Morros.

A cerimônia solene teve lugar na Igreja Nossa Senhora das Cadeias e acolheu centenas de fiéis da própria área pastoral e representantes das diversas comunidades locais.

Com o intuito de contribuir para a caminhada de evangelização naquela região, a iniciativa, segundo o Padre Amadeu, “é um sinal de que a Arquidiocese compreende esse novo tempo e procura responder a esses novos desafios”.

“A nossa motivação e sentimento é de quem quer ser fiel ao Evangelho e aos tempos que estamos vivendo. Somos chamados a ser uma Igreja em saída e estar no meio das comunidades mais simples”, afirmou. “Sinto-me contente e espero, com a graça de Deus e com o apoio dos leigos da forania leste, levar adiante essas atividades. Desde quando passei a conhecer a área que sinto uma catequese viva, uma animação da juventude e a presença missionária atuante”, completou o sacerdote, encarregado de conduzir a missão na área pastoral.

Vale ressaltar que uma área pastoral é um setor da Diocese que está confiado a um padre. Contudo, não possui um estatuto canônico para funcionar como paróquia.

“Como a Paróquia do Satélite é grande, seria natural que ela fosse de forma oportuna, dividida a fim de que fosse mais bem cuidada. Portanto, ao invés de centralizar, precisamos ir ao encontro. Ter esse espírito missionário de ir onde as pessoas estão é o que buscamos e confirmamos hoje com a instalação dessa Área Pastoral Missionária”, explicou o Arcebispo Dom Jacinto.

A Área Pastoral Beato Paulo VI é composta pelas comunidades de Nossa Senhora das Candeias, Santa Rita, Imaculado Coração de Maria, São José, Santo Antônio, São Francisco e Santa Luzia. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas