Gaudium news > Arcebispo de Los Angeles recomenda seis práticas para se alcançar a santidade

Arcebispo de Los Angeles recomenda seis práticas para se alcançar a santidade

Los Angeles – Estados Unidos (Quinta-feira, 09-03-2017, Gaudium Press) Através de uma carta pastoral intitulada “Fomos feitos para grandes coisas”, o Arcebispo de Los Angeles, Dom José Gómez apresentou seis práticas que podem ajudar a alcançar a santidade. O trabalho é resultado de uma compilação baseada na vida dos Santos e mestres da vida espiritual.

Segundo o prelado, para sermos semelhantes a Nosso Senhor Jesus Cristo é necessário um plano de vida. “Com isso quero dizer que necessitamos viver com um propósito. Nossas vidas devem ser conduzidas por um desejo alegre de trabalhar com a graça de Deus para ser mais como Cristo dia após dia, ano após ano”.

Dom José Gómez explicou que o progresso se consegue “através dos bons hábitos”, em seguida apresentou seis práticas que foram “recomendadas pelos Santos e mestres da vida espiritual” e que “posso dizer que deram frutos em minha própria vida espiritual”.

Em primeiro lugar, devemos ser conscientes da presença de Deus, ou seja, é necessário termos contato com Deus através da oração no início e no final do dia, oferecendo o dia a Ele de manhã e refletindo no que se fez ao final da jornada. “Nosso objetivo é ter a certeza de que nós estamos vivos sob o olhar amoroso de Deus e que com sua graça é possível fazer tudo por amor a Ele”, ressaltou.

Em segundo lugar, é preciso reservar um tempo todos os dias para a oração. Segundo o prelado é recomendável que durante o dia nos distanciemos durante alguns minutos dos trabalhos cotidianos, para ficar na solidão diante do Senhor. O propósito da oração é levar o homem à presença do Deus vivo em uma atitude de humildade, de amor e louvor.

Em terceiro lugar, o Arcebispo aconselha que se leia diariamente uma passagem do Evangelho, prática também conhecida como ‘lectio divina’. Para o prelado, só se pode conhecer a Jesus através de seus ensinamentos e de sua vida que estão refletidos no Evangelho. “Quanto mais rezemos com os Evangelhos, teremos mais ‘mente de Cristo’. Seus pensamentos e sentimentos, vendo a realidade através de seus olhos”.

Em quarto lugar, se recomenda a participação frequente à Santa Missa. O ideal, de acordo com o Arcebispo, é ir à Missa todos os dias da semana, além do domingo, buscando oportunidades para orar e adorar o Santíssimo Sacramento.

Em quinto lugar, se pede que seja realizado um exame de consciência diário e que se confesse frequentemente, pois a confissão oferece uma sensação de libertação e paz na alma quando os pecados são perdoados. “Participar do sacramento sanador de Cristo é uma graça. Poder pronunciar sua palavra de perdão, poder perdoar os pecados em seu nome. Não há maior privilégio que possa imaginar, nem algo mais maravilhas sobre a terra”, comentou.

Em sexto lugar, Dom José Gómez sugere que se realize obras espirituais e materiais de misericórdia. “Amar é a forma de imitar a Cristo. Necessitamos amar aos outros como Jesus os ama, começando pelas pessoas mais próximas. Começar por nossas famílias e depois sair”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas