Gaudium news > Chega ao fim encontro de Reitores e representantes de Santuários em Minas Gerais

Chega ao fim encontro de Reitores e representantes de Santuários em Minas Gerais

Belo Horizonte – Minas Gerais (Segunda-feira, 13-03-2017, Gaudium Press) O Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, Minas Gerais, promoveu o 22º encontro de Reitores e representantes de Santuários, no qual houve a presença de representantes de ao menos 80 templos católicos do Brasil.

Chega ao fim encontro de Reitores e representantes de Santuários em Minas Gerais.jpg

Durante esses últimos dias, os participantes refletiram o tema central “Santuário: lugar de oração, cultura e serviço aos pobres”.

A coordenação do encontro foi do Conselho de Reitores de Santuários, que é presidido pelo reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre João Batista de Almeida. O sacerdote, inclusive, destacou o empenho do Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, ao trabalhar uma reflexão sobre o sentido de ser santuário e a missão dos santuários no mundo de hoje.

O evento também ofereceu oficinas e tratou de diversos assuntos, entre eles, os meios de comunicação e o serviço de pastoral, além da análise e aprovação das diretrizes e estatutos do conselho de reitores de Santuários no Brasil.

Na avaliação do Padre João, a intenção é de que a caminhada continue ainda mais frutífera, a fim de que os santuários sejam referência de pastoral. O presbítero mencionou ainda que o mais importante é o clima de amizade, bondade e colaboração entre os reitores.

“Desejamos muito trabalhar conjuntamente. Ninguém quer sobrepor os outros, ou competir, nem mesmo os maiores que tem mais recursos e estrutura, ninguém quer impor nada. Não importa o tamanho, porque todos estão com um grande desejo de fazer um trabalho eclesial, todos querem que a Igreja do Brasil olhe para os santuários com o carinho que lhe são devidos, para que a evangelização aconteça de forma inclusiva, para que as pessoas possam ver nos santuários, o lugar onde possam procurar as repostas para as perguntas que o mundo coloca diante delas”, declarou.

Além disso, o encontro contou com a apresentação de uma plataforma para utilização de todos os Santuários do Brasil.

A plataforma poderá ser acessada por meio do Portal A12.com e possibilitará que cada Santuário disponibilize as suas principais informações nesse espaço.

Agora, o próximo encontro de Reitores e representantes de Santuários acontecerá no Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás, no ano de 2019. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas