Gaudium news > Católicos ucranianos no Canadá preparam celebração de 400 anos de ordem religiosa

Católicos ucranianos no Canadá preparam celebração de 400 anos de ordem religiosa

Vancouver – Canadá (Segunda-feira, 13-03-2017, Gaudium Press) A comunidade de católicos ucranianos em Vancouver, Canadá, prepara a celebração dos 400 anos de uma das ordens religiosas mais antigas desta Igreja oriental em plena comunhão com a Santa Sé. O quarto centenário coincide com outros aniversários significativos para a Igreja Greco Católica Ucraniana: os 150 anos da canonização de São Josafá e os 380 anos do falecimento do Metropolitano Rutsky.

“Este aniversário é um tempo especial para todos os membros da Ordem de São Basílio o Grande de São Josafá”, expressou o Padre Joseph Pidskalny, pároco da paróquia católica ucraniana de Santa Maria em Vancouver, segundo informou RISU. O templo será a sede de celebrações especiais nos dias 24 a 26 de março, durante os quais se levará a cabo uma missão de Quaresma dirigida pelo Padre Gabriel Haber, Superior Provincial da ordem.

O Superior Geral da Ordem, Padre Genesio Viomar, conhecida atualmente sob o nome de Padres Basilianos, comentou o sentido deste centenário para os membros. “Sempre nos recorda ser agradecidos pelos tesouros espirituais que nos foram conferidos como membros da Ordem de São Basílio Magno”. O sacerdote explicou que a celebração busca a “renovação espiritual de cada membro, ir adiante na Fé e confiar no Senhor como o fizeram os membros daqueles primeiros mosteiros que se uniram para formar uma só Ordem”.

A história a qual se refere o Superior Geral é a da organização de cinco mosteiros independentes em 1617 por parte do então Bispo São Josafá Kuncevic e o metropolitano Joseph Veliamin Rutsky em meio de uma reforma notável da vida monástica de seu tempo. Os prelados unificaram a autoridade dos mosteiros sob um único Superior Geral, constituindo uma nova ordem. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas