Gaudium news > Jovens de Olinda e Recife participam de momento de reflexão com o Arcebispo

Jovens de Olinda e Recife participam de momento de reflexão com o Arcebispo

Recife – Pernambuco (Terça-feira, 14-03-2017, Gaudium Press) A Catedral da Sé, em Olinda, acolheu cerca de 200 jovens durante celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Fernando Saburido, e concelebrada pelo presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude, Padre Antônio Gomes. Na ocasião, a Missa precedeu o evento intitulado “Catequese com os Bispos”, na Academia Santa Gertrudes, das irmãs beneditinas, no qual foi discutido com os jovens o tema “Maria confia em Deus: bem-aventurada aquela que acreditou” (Lc 1, 45).

Jovens de Olinda e Recife participam de momento de reflexão com o Arcebispo.jpg

Diversas expressões da juventude católica, movimentos e grupos paroquiais de jovens, participaram do momento.

Na celebração, Dom Saburido dirigiu, especialmente aos jovens, o apelo de se conhecer mais profundamente a bíblia, lembrando uma reflexão feita esta semana pelo Papa Francisco: “a Bíblia deveria – tal como fazemos com o celular – estar sempre ao nosso lado, na nossa cabeceira, ser acessada a todo instante, por isso convoco vocês a fazerem isso para caminharmos como Igreja: é preciso conhecer para amar”, disse o Arcebispo.

Segundo o prelado, “quando Deus diz ‘Este é meu filho amado; escutai-o’, Ele nos faz, de fato, um convite muito sério, pois é somente ouvindo a Palavra de Deus que encontraremos sabedoria”.

Em seguida, os jovens tiveram um tempo para refletir os assuntos com o Arcebispo na Academia Santa Gertrudes. Após a apresentação dos grupos, animada pela Pastoral Juvenil Marista, Dom Fernando expressou sua alegria pela oportunidade de dividir esse momento com a juventude pernambucana. “Assim como Maria, que ouviu do anjo ‘Alegra-te cheia de graça, que o Senhor está contigo´, também nós, cristãos, devemos ser alegres, pois quem tem Cristo tem a alegria de sua segurança e de seu amor”, comentou.

Ao estimular o público a confiar na Providência Divina, o prelado contou um fato curioso de sua caminhada episcopal: ao receber a carta do então Papa João Paulo II, em maio de 2000, informando que ele seria bispo, escolheu como lema episcopal uma frase que estava no Evangelho daquele dia: “Secundum Verbum Tuum (Segundo a Tua Palavra).

Baseado neste depoimento de Dom Fernando, ao final do evento, o Padre Antônio Gomes fez a leitura de um trecho do documento “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, que será o tema do próximo Sínodo dos Bispos, em 2018. Na opinião do sacerdote, o texto, escrito pelo Santo Padre “é um convite para o jovem se colocar, como Maria, à disposição de Deus, confiando nele, dizendo também um ‘eis-me aqui’ e viver segundo a Sua palavra”.

A Catequese com os Bispos concluiu-se com o canto de consagração a Nossa Senhora. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas