Gaudium news > Igreja dedicada a São Benedito, em Teresina, inicia preparativos pelo seu centenário

Igreja dedicada a São Benedito, em Teresina, inicia preparativos pelo seu centenário

Teresina – Piauí (Terça-feira, 14-03-2017, Gaudium Press) Em 2017, os fiéis piauienses, sobretudo, os devotos de São Benedito, terão um motivo a mais para festejar este ano, uma vez que a Paróquia que leva o nome do Santo, localizada em Teresina, celebra seu centenário de criação com uma Festa em honra ao Padroeiro.

Igreja dedicada a São Benedito, em Teresina, inicia preparativos pelo seu centenário.jpg

Nesta ocasião, o público é convidado a vivenciar uma programação especial, inspirada pela temática “São Benedito aprende com Maria a fazer tudo que Jesus mandar”.

As comemorações tiveram início com uma novena mensal que segue até novembro, sempre no segundo domingo de cada mês. Segundo o Frei Edmilson Vieira, pároco da Igreja, “a paróquia vai se movimentar através de visitas missionárias, promoções de momentos de oração e comemorações diversificadas para concluir o nono mês, ou seja, a nona novena que vai ser em novembro. E no dia 23 de dezembro é data maior do centenário”.

A paróquia, instalada em 1917 em Teresina, recebeu o nome do padroeiro dos negros por terem sido eles os responsáveis pela construção do templo. É administrada pelos capuchinhos desde 1932 e foi Frei Serafim, inicialmente contratado para construir a Igreja de Nossa Senhora das Dores, o responsável pela obra, bem como por toda a arquitetura do prédio que permaneceu como capela da Paróquia do Amparo até 1917.

“Frei Serafim foi chamado para construir a Igreja das Dores. Por conta de outras demandas chegou depois de seis anos e o prédio já estava pronto. Ele então foi convidado pela associação dos negros, que já existia em Parnaíba e em Oeiras, para construir a Igreja de São Benedito. Foi assim que nós ganhamos essa bela joia que se tornou paróquia em 23 de dezembro de 1917”, explicou o Frei Edmilson.

Vale ressaltar que a Igreja em 2016 teve uma intercorrência, o que provocou o fechamento da casa para missas e demais encontros com a presença do público. Após a queda de um dos elementos que adorna a torre, houve a necessidade do fechamento do local. “E então, este reparo foi feito e agora como esta Igreja é um templo tutelado por muitos órgãos, o processo requer aprovações para sua reabertura e esperamos que logo tenha condições de sediar novamente atividades no seu interior para que possamos celebrar com o povo de Deus”, disse Frei Edmilson.

O religioso ressaltou ainda que “a cidade inteira é convidada para se fazer presente e participar do centenário”, que ocorre na quadra do Colégio Sinopse. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas