Gaudium news > Em Ouro Fino (MG) Paróquia São Francisco de Paula completa 268 anos

Em Ouro Fino (MG) Paróquia São Francisco de Paula completa 268 anos

Ouro Fino – Minas Gerais (Terça-feira, 14-03-2017, Gaudium Press) A cidade de Ouro Fino ganhou notoriedade em 1748, quando a região tornou-se próspera em vista da descoberta do elemento químico, metálico e precioso que conhecemos como ouro.

Em Ouro Fino (MG) Paróquia São Francisco de Paula completa 268 anos.jpg

Contudo, a fé católica é outra das características marcantes deste município. Naquele época, como forma de homenagear o Padroeiro, São Francisco de Paula, foi erguida a primeira capela em honra ao Santo, dando assim origem ao povoado então chamado inicialmente de São Francisco de Paula de Ouro Fino.

Passados muitos anos, a religiosidade da população mineira de Ouro Fino fortificou-se, propagou-se e capacitou diversos homens de fé a construir grandes templos católicos. Entre eles, a Paróquia São Francisco de Paula, que vivenciou recentemente as comemorações pelos seus 268 anos de criação paroquial com uma Santa Missa, presidida pelo pároco, Cônego Mauro Morais.

Criada em 8 de março de 1749 por provisão do Governador do Bispado de São Paulo, cargo então exercido pelo Cônego Lourenço Leite Penteado, a igreja, ao longo de sua história, pertenceu à jurisdição de Mariana e São Paulo até a criação da Diocese de Pouso Alegre no ano de 1900.

Em Ouro Fino (MG) Paróquia São Francisco de Paula completa 268 anos (2).jpg

Da primitiva Paróquia de Ouro Fino, foram desmembradas diversas outras capelas e paróquias. Atualmente é composta por 22 comunidades, sendo dez urbanas e 12 rurais e tem o Cônego Mauro Morais como seu 47º Pároco. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Pouso Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas