Gaudium news > Obra Romana das Peregrinações comemora o Ano da Beleza

Obra Romana das Peregrinações comemora o Ano da Beleza

Roma – Itália (Sexta-feira, 17-03-2017, Gaudium Press) Neste ano de 2017 a Obra Romana das Peregrinações (ORP) celebra o “Ano da Beleza”; uma ocasião para descobrir os tesouros da arte e do espírito que guardam várias cidades e regiões da Itália.

Obra Romana das Peregrinações comemora o Ano da Beleza.png

Por esta razão, a ORP se uniu com o Fundo de Ambiente Italiano (FAI), instituição que custodia a beleza na Itália, para oferecer durante este ano um novo itinerário aos peregrinos e viver uma experiência que une a espiritualidade e a beleza.

Várias são as propostas de itinerários colocadas em prática pela OPR em união com a FAI Lombardia.

“La Madonnina” de Milão e os tesouros do Lago Maior

Lombardia é uma região italiana de Santos de um importante patrimônio cultural e de Fé. Ali se encontra a preciosa e imponente Catedral de Milão com “La Madonnina” que custodia os céus. O itinerário inicia precisamente em Milão, para seguir pelo Lago Maior e visitar de barco as Ilhas Borromee.

Se visitam, entre outros, a Igreja de Santa Maria das Graças, a Ermita de Santa Catarina, um mosteiro construído com vista para a costa oriental do lago; o Mosteiro de Torba e a Villa da Porta ‘Bozzolo’, que é um dos bens protegidos pela FAI.

Puglia: terra rica em Fé e tradição

O percurso se desenvolve no coração da região mais oriental da Itália. É conhecida por ser terra rica em grandes obras mestras, uma antiga tradição, uma Fé excepcional e uma rara beleza natural. A rota inicia em Bari, conhecida porque resguarda a Basílica de São Nicolau, assim como a Catedral de São Sabino, e o castelo octogonal.

Inclui uma visita a Otranto, ao Santuário de Santa Maria de Leuca, a Catedral de Santa Ágata, o Santuário de Santa Maria da Grottella e a Abadia de Santa Maria de Cerrate.

Descobrindo o Veneto

Outro dos itinerários compreende um percurso pelas três mais importantes cidades do Veneto: Veneza, Vicenza e Pádua. Se inclui uma visita à conhecida Vila dos Bispos, a famosa Abadia de Praglia, a Capela dos Scrovegni, a Basílica de Santo Antônio de Pádua, e a Basílica da Virgem do Monte Ibérico. Também inclui as Villas Capra La Rotonda, Bertolo; e a Basílica Palladiana.

Umbria: A estrada das Velas e descobrindo o Bosque de São Francisco

Esta é uma fascinante rota que aproxima os peregrinos da experiência de São Francisco de Assis, e outros lugares que falam de santidade na região italiana da Umbria.

Os peregrinos que realizarem este itinerário vivenciarão uma antiga tradição italiana que ocorre em Gubbio: “a estrada das Velas”, que consiste em três imponentes estruturas de madeira maciça que representam a Santo Ubaldo, São Jorge e Santo Antônio. É uma preciosa expressão da piedade popular que se realiza desde a Idade Média.

Outro dos momentos mais significativos desta rota é a visita ao Bosque de São Francisco de Assis, que é símbolo da harmonia entre o homem e a natureza criada. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas