Gaudium news > Tradição em honra de Santo Antônio é promovida em Pádua

Tradição em honra de Santo Antônio é promovida em Pádua

Pádua – Itália (Sexta-feira, 17-03-2017, Gaudium Press) Santo Antônio de Pádua é conhecido por seus grandes milagres, muitos dos quais obrou em vida. Por esta razão no dia 14 de março foi iniciada na Basílica do Santo em Pádua a bela tradição das “Treze terças-feiras a Santo Antônio”.

De acordo com a revista “Pão dos Pobres” -que difunde a devoção deste grande taumaturgo-, a tradição vem do mesmo santo: conta-se que na terça-feira seguinte a de sua morte Santo Antônio obrou inumeráveis milagres a quantos lhe invocaram com grande devoção, sendo os mesmos devotos que consagraram orar as “Treze terças-feiras”, como uma maneira de preparar a solenidade litúrgica do santo, que a Igreja celebra no dia 13 de junho.

A prática se estendeu tanto, que chegou aos ouvidos do Papa Leão XIII que em junho de 1898 concedeu a Indulgência Plenária a todos os fiéis que visitassem um templo franciscano e cumprissem as condições para receber este dom, quer dizer, confissão sacramental, comungar e oferecer as intenções pelo Santo Padre.

O mesmo Leão XIII, no dia 1º de março de 1899 enriqueceu a devoção, concedendo a Indulgência Plenária por cada uma das treze terças-feiras ou domingos consecutivos prévios à solenidade do Santo, nos quais os fiéis recebessem os sacramentos e levassem alguma prática piedosa de presente a Santo Antônio.

A cada ano os frades franciscanos propõem um tema de reflexão para as “Treze Terças-feiras”. Neste ano de 2017 tem proposto as “Novas Obras de Misericórdia”, uma versão atualizada das Obras de Misericórdia Corporais e Espirituais com referência aos grandes temas contemporâneos.

Ditas temáticas foram reunidas no livro italiano “Con Sant’Antonio alla ricerca della beatitudine” -“Com Santo Antônio na busca da bem aventurança”- que editou o “Messangero di Sant’Antonio”, e desde terça-feira, 14 de março é distribuído na Basílica do Santo em Pádua. Além disso, a partir do site oficial do Santo se colocou à disposição uma versão para ser baixada nos dispositivos móveis.

Os franciscanos em Pádua também colocarão à disposição vídeos para fomentar a reflexão sobre o tema de cada terça-feira. No dia 14 de março se publicou o primeiro, a cargo do Padre Giancarlo Zamengo, OFM, Diretor Geral do “Messaggero di Sant’Antonio”, que refletiu: “A oração nasce sempre do coração, o homem tem necessidade de fazer falar ao seu coração, tem necessidade da certeza que alguém o está escutando”, mas “nosso pedido ao Senhor é sempre escutado”.

O sacerdote também convida: “Não dirijamos nossa oração somente para pedir, antes de tudo busquemos agradecer: agradeçamos ao Senhor pelo dom da vida, pelas pessoas que nos são próximas, pelo dom de sua amizade (…) E depois façamos de nossa oração ação; ação que incida no concreto de nossa existência através do dom de nós mesmos: a caridade”.

Temas de reflexão para as “Treze Terças-feiras a Santo Antônio”.

14 de março: Bem-aventurados os que rezam a Deus, porque nunca estarão sozinhos.

21 de março: Bem-aventurados os que estão atentos aos pobres, porque sua humanidade será mais rica.

28 de março: Bem-aventurados os que pedem perdão, porque encontrarão misericórdia.

4 de abril: Bem-aventurados os que assistem aos simples, porque grande será vossa alegria.

11 de abril: Bem-aventurados os que decidem voltar a levantar-se, porque terão outra possibilidade.

18 de abril: Bem-aventurados os que compartilham o pão, porque serão saciados.

25 de abril: Bem-aventurados os amigos de Santo Antônio, porque serão consolados.

2 de maio: Bem-aventurados os que anunciam o Evangelho, porque grande será vossa recompensa nos céus.

9 de maio: Bem-aventurados os que curam a alma, porque vossa vida será plena.

16 de maio: Bem-aventurados os que acolhem com coração sincero, porque Deus habitará em vossa casa.

23 de maio: Bem-aventurados os que respondem a vocação, porque vossa vida terá um sentido.

30 de maio: Bem-aventurados os que buscam a beleza, porque estarão mais próximos de Deus.

6 de junho: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque encontrarão a verdade.

Oração: Fazei, oh Senhor, que a intercessão de vosso confessor e doutor Santo Antônio cheia de alegria a vossa Igreja para que sempre seja protegida pelos auxílios espirituais e mereça alcançar os eternos gozos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém (Glória ao Pai…). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas