Gaudium news > Fátima: Primeiras Jornadas de Comunicação Social

Fátima: Primeiras Jornadas de Comunicação Social

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 22-03-2017, Gaudium Press) A Sala de Imprensa do Santuário mariano da Cova da Iria informa que, no Contexto do Centenário das Aparições e da visita do Papa Francisco no próximo mês de maio, o Santuário de Fátima promove suas primeiras Jornadas de Comunicação Social.

Eixos teológicos da mensagem de Fátima

Fátima Primeiras Jornadas de Comunicação Social.jpg

Na programação desta Jornada consta a participação como conferencistas o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.

O tema de seus pronunciamentos, num primeiro painel, destinado a todos os profissionais de comunicação, será “os eixos teológicos da mensagem de Fátima”.

O segundo painel da manhã é uma conferência sobre “as fontes de Fátima”, com o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, Marco Daniel Duarte.

Informa o comunicado de Imprensa do Santuário que essas primeiras Jornadas de Comunicação Social pretendem esclarecer os jornalistas nos “aspetos essenciais do fenómeno e da mensagem de Fátima”, no ensejo das comemorações do Ano Jubilar a propósito do Centenário das Aparições.

Como comunicar Fátima

De acordo com a programação, o Centro Pastoral de Paulo VI vai receber ainda mais dois painéis pela parte da tarde. E eles deverão tratar mais de “como comunicar Fátima”, com as intervenções dos jornalistas Octávio Carmo e Paulo Agostinho.

Visita do Papa

As primeiras Jornadas de Comunicação Social do Santuário de Fátima terminam com as conferências do porta-voz do Opus Dei em Portugal, Pedro Gil, e Carmo Rodeia, diretora de comunicação do santuário, que vão abordar “aspetos mais específicos” da visita do Papa Francisco, nos dias 12 e 13 de maio.

A diretora de Comunicação do Santuário de Fátima destaca que a Igreja Católica “sempre procurou” estabelecer um diálogo com o mundo que hoje é feito, sobretudo, através da comunicação, “seja nos media tradicionais generalistas seja nas redes sociais”.

Carmo Rodeia

“Quando o assunto das notícias é a religião é fundamental o empenho, rigor e conhecimento da área em questão uma vez que é um tema complexo, não só pela linguagem, mas também pelo próprio conteúdo que mexe com a sensibilidade de cada um”, afirma Carmo Rodeia que ainda sublinha que “não é preciso ser crente” para escrever sobre religião mas os jornalistas “têm de estar familiarizados com a linguagem religiosa para melhor a decifrarem”.

Boas notícias

Dentro deste contexto foi que a Diretora de Comunicação do Santuário de Fátima salientou que na mensagem para o 51.º Dia Mundial das Comunicações Sociais o Papa Francisco convidou para que fossem divulgadas boas notícias.

“Comunicar Fátima é comunicar uma boa notícia. Estamos na presença de uma mensagem de amor, de misericórdia, com uma enorme atualidade dado o momento histórico em que nos encontramos. O desafio está em como fazê-lo”, conclui Carmo Rodeia. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações www.fatima.pt)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas