Gaudium news > Paróquia romana abre suas portas para o Presépio de Páscoa

Paróquia romana abre suas portas para o Presépio de Páscoa

Roma – Itália (Quarta-feira, 22-03-2017, Gaudium Press) A realização do presépio não ocorre somente no Natal. Há alguns anos uma paróquia em Roma decidiu evocar a Paixão, Morte e Ressurreição de uma maneira muito especial com o Presépio de Páscoa.

Trata-se da Paróquia de Nossa Senhora de Valme, situada na via de Vigna Due Torri, que desde o domingo, 20 de março abriu suas portas para oferecer uma preciosa representação de um presépio pascal.

Diferentemente do nascimento natalino, se mostra uma cena onde são representados os momentos mais significativos da Semana Santa, com figuras e objetos animados que se realçam com projeções audiovisuais sobre o céu do presépio, jogos de luzes e uma narração de 15 minutos baseada nas Sagradas Escrituras.

Ali se representa a Santa Via Sacra, o Monte Calvário, o Horto das Oliveiras, o Cenáculo, inclusive a tormenta, e o terremoto ocorrido após a morte de Jesus, Além da abertura do sepulcro após a ressurreição de Cristo.

Seus realizadores são um grupo de paroquianos, que veem neste presépio pascal uma oportunidade para oferecer uma pequena catequese, especialmente para as crianças, e assim entender o verdadeiro sentido da Páscoa, e que significado tem os dias da Semana Santa.

Para realizá-lo foram necessários vários meses de trabalho, já que o presépio inclui a parte artística, também a iluminação, montagens de vídeo e áudio, que se uniram aos textos das Sagradas Escrituras, além da música que evoca as procissões de Semana Santa na Espanha; tudo sincronizado por um computador.

A ideia nasceu do mesmo presépio de Natal que a paróquia realizou com narrações e jogos de luzes. Em vista de seu grande êxito, a comunidade, encabeçada por seu pároco, o sacerdote espanhol Alfredo Fernández, decidiu realizar o presépio, mas com a representação da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, sendo uma continuação do que se havia realizado no Natal.

“Não é uma novidade, é uma realidade que existia já há tempos e que, involuntariamente, foi refrescada (…) A Semana Santa não é um fato para recordar uma tradição passada, é na verdade a semana do amor onde Cristo manifesta, através da liturgia, a verdade daquilo que Ele quer viver conosco. Então, tudo aquilo que ajude a viver esta verdade, será bem-vindo!”, disse o Padre Fernández durante uma entrevista para o canal de televisão TV2000it.

Mas o presépio pascal da Paróquia de Nossa Senhora do Valme não é o único que se realiza na Itália. Em cidades como Assis, onde nasceu o presépio de Natal com São Francisco, também se representa os momentos mais significativos da Semana Santa.

Além disso, esta cena da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor vem também de uma antiga tradição napolitana que data do século XVI, que quis reviver a paróquia romana.

O presépio permanecerá aberto para o público até o dia 23 de abril, menos na Sexta-feira Santa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas