Gaudium news > Papa aceita milagre atribuído aos pastorinhos de Fátima

Papa aceita milagre atribuído aos pastorinhos de Fátima

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 23-03-2017, Gaudium Press) A sala de imprensa da Santa Sé anunciou esta tarde que o Papa Francisco aprovou o milagre necessário para a canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, após uma reunião com o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

Papa aceita milagre atribuído aos pastorinhos de Fátima.jpg

A data e local para a cerimónia de canonização vai ser decidida num próximo consistório, no Vaticano, marcado para 20 de abril.

A canonização de Francisco (1908-1919) e Jacinta Marto (1910-1920), beatificados a 13 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II, em Fátima, dependia do reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão deles.

Congratulações da CEP

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) congratulou-se com a aprovação pelo Papa Francisco do milagre necessário para a canonização dos Beatos Francisco Marto e Jacinta Marto, exatamente no ano do Centenário das Aparições.

“Aguardamos agora com serena expetativa a marcação da data e local para a respetiva celebração, na qual Jacinta e Francisco serão propostos como modelo de santidade para toda a Igreja”, diz nota distribuída pela CEP.

D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da CEP, disse que os futuros santos foram “duas crianças muito empenhadas” na vivência da Mensagem de Fátima. “Se o Céu nos dá este sinal, com este milagre aprovado, pois ponhamos os olhos no que Deus nos quer”, disse.

O cardeal-patriarca não quis adiantar uma data possível para a canonização, após ter sublinhado que “o caminho está aberto” e que “o mais importante está feito”.

Feliz coincidência

A propósito do anuncio da aceitação do milagre que possibilita a canonização dos dois videntes de Fátima, o padre Manuel Barbosa, secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa afirmou que se trata de uma “feliz coincidência” esta aprovação do milagre no Centenário das Aparições de Nossa Senhora do Rosário aos pastorinhos, em Fátima.

Padre Manuel que recorda que, na recente Carta Pastoral para o Centenário, os bispos portugueses salientam que “a fama de santidade de Francisco e de Jacinta cedo se espalhou pelo mundo inteiro”, sendo as primeiras crianças beatificadas não-mártires.

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

Francisco e Jacinta Marto, irmãos pastorinhos que, segundo o testemunho reconhecido pela Igreja Católica, presenciaram as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e arredores, entre maio e outubro de 1917, são os mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas