Gaudium news > Documentos referentes à beatificação de padre mineiro chegam ao Vaticano

Documentos referentes à beatificação de padre mineiro chegam ao Vaticano

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 24-03-2017, Gaudium Press) A Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano, acolheu os atos da pesquisa diocesana referentes à causa para a beatificação do sacerdote mineiro Libério Rodrigues Moreira.

Documentos referentes à beatificação de padre mineiro chegam ao Vaticano.jpg

O ato jurídico constituiu o primeiro passo na etapa do reconhecimento da heroicidade das virtudes do Servo de Deus.

Agora, os teólogos devem verificar as evidências a favor da beatificação de Libério. A terceira fase será o reconhecimento de um possível milagre e, em seguida, haverá o planejamento da beatificação e de todo seu procedimento.

Em entrevista ao portal G1, o Postulador da causa, Padre Adelmo Gomes, afirmou que “não é possível estimar quando o processo terminará”, uma vez que a duração varia de acordo com cada caso.

No mês de março de 2016, uma comitiva do Vaticano desembarcou no Centro-Oeste de Minas a fim de presenciar a exumação do corpo do padre, no município mineiro de Leandro Ferreira.

Além disso, foram apuradas várias informações na cidade. No dia 12 do mesmo mês, diante de mais de 6 mil pessoas, conforme a estimativa da Polícia Militar, o Bispo de Divinópolis, Dom José Carlos, presidiu a cerimônia de transladação dos restos mortais de Padre Libério para a Igreja de São Sebastião. Em 13 de novembro, foi encerrado o processo em nível diocesano.

De acordo com os relatos divulgados pela Diocese, o presbítero, desde criança, ajudava o pai guiando bois. Em 1902, quando a família se mudou para Mateus Leme, ele começou a trabalhar como servente de pedreiro.

Aos 22 anos, após sentir o chamado de Deus para a missão, ingressou em um seminário em Mariana, no qual foi ordenado sacerdote em 20 de março de 1916.

No dia 21 de dezembro de 1980, o Padre Libério faleceu aos 86 anos. Na época, foi velado em Pará de Minas e, no dia seguinte, sepultado em Leandro Ferreira.

Nessa última cidade, foi instalado um pequeno museu que descreve parte da história de vida do sacerdote.

A data de nascimento do Padre Libério, 30 de junho, é recordada anualmente com um feriado municipal, no qual os fiéis e devotos se reúnem para participar de diversas atividades religiosas, tais como romarias e procissões em honra ao Servo de Deus. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas