Gaudium news > Meninos mártires mexicanos de Tlaxcala serão canonizados

Meninos mártires mexicanos de Tlaxcala serão canonizados

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 27-03-2017, Gaudium Press) Os meninos Mártires de Tlaxcala, três indígenas assassinados por ódio à Fé em 1527 e 1529 e beatificados pelo Papa São João Paulo II em 1990, serão canonizados. O Papa Francisco aprovou o decreto que os eleva aos altares como Santos, segundo informou o Departamento de imprensa da Santa Sé.

Meninos mártires mexicanos de Tlaxcala serão canonizados.png

O primeiro dos meninos mártires cuja canonização se celebrará em breve é Cristóbal, nascido em 151 e filho de um importante cacique, sendo seu filho maior e predileto. Ao escutar os frades evangelizadores decidiu pedir o batismo e depois pregar ao seu próprio pai. Inicialmente o cacique o ignorou mas quando o jovem tirou o pulque (bebida alcoólica) e os ídolos de seu pai, ele mesmo o golpeou brutalmente para tirar-lhe a vida, sendo necessário apunhalá-lo e jogá-lo em uma fogueira para que finalmente falecesse, não sem que o jovem lhe perdoasse e lhe anunciasse que com sua morte “terei mais honra do que vale teu senhorio”.

Os outros dois mártires, Antonio e seu criado Juan, se ofereceram para ajudar a um religioso, Frei Bernardino Minaya, a evangelizar a província de Huaxyacac. Os meninos foram buscar os ídolos nas casas dos índios para destruí-los e foram surpreendidos por dois homens quando se encontravam em Cuautinchán. Os atacaram com maças causando a morte imediata de Juan, diante do qual Antônio afirmou ser responsável da subtração dos ídolos e destruiu os que levava diante dos atacantes, sendo por isso também assassinado no lugar.

Para a canonização dos mártires de Tlaxcala não se requiriu a comprovação de um milagre realizado por sua intercessão, mas “os votos favoráveis da Sessão Ordinária de Cardeais e Bispos membros da Congregação”, segundo informou o Departamento de Imprensa da Santa Sé. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas