Gaudium news > Histórica casula com motivos chineses mostra belo exemplo de inculturação

Histórica casula com motivos chineses mostra belo exemplo de inculturação

Bruxelas – Bélgica (Terça-feira, 28-03-2017, Gaudium Press) A Abadia de Santo André em Bruxelas, Bélgica, resguarda um notável exemplo de inculturação e uma riqueza da arte sacra em um histórico ornamento litúrgico: a casula do Abade Pierre-Célestin Lou Tseng-Tsiang. Este religioso chinês chegou ao Ocidente como enviado diplomático, se converteu à Fé Católica após ter sido educado como protestante e se tornou monge beneditino.

Histórica casula com motivos chineses mostra belo exemplo de inculturação.png

Além da particular origem do Abade, a casula é testemunho do desejo profundo do religioso: retornar à China para levar a riqueza espiritual do cristianismo aos seus conterrâneos. Ricamente bordada com desenhos próprios da cultura chinesa e cumprindo os requerimentos próprios das normas litúrgicas católicas, a casula foi projetada para evangelizar uma nação a partir da identidade cristã.

Histórica casula com motivos chineses mostra belo exemplo de inculturação (2).png

Como diplomata chinês, Pierre-Célestin Lou Tseng-Tsiang foi formado pelo notável funcionário Xu Jingcheng, que foi executado sob acusações de conspiração por causa de sua Fé Católica e por tentar deter a execução de diplomatas estrangeiros. O conselho que deu a Tseng-Tsiang como enviado à Europa foi: “A fortaleza da Europa não está em seus armamentos, nem em seus conhecimentos: se encontra em sua religião. Observe a Fé Cristã. Quando tiver compreendido seu coração e sua força, traga-as e as ofereça à China”.

Sobre a casula, o escritor e fundador da plataforma ‘New Liturgical Movement’, Shawn Tribe, comentou: “Esta é uma belíssima peça de maestria. Deixando de lado os temas por um momento, as sedas, o trabalho de pedraria, os bordados, as cores, todos eles combinam em uma esplêndida harmonia”. “Acrescentado a isto, estão os esplêndidos motivos chineses que fazem esta uma realmente única e surpreendente peça de arte litúrgica e, em minha avaliação ao menos, um exemplo de uma das melhores manifestações de inculturação litúrgica”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas