Gaudium news > Conferência da Família Franciscana do Brasil celebra seu Jubileu de Ouro

Conferência da Família Franciscana do Brasil celebra seu Jubileu de Ouro

Aparecida – São Paulo (Quinta-feira, 30-03-2017, Gaudium Press) A Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB), em meio ao Ano Nacional Mariano, celebra o seu Jubileu de Ouro realizando o Capítulo das Esteiras.

Conferência da Família Franciscana do Brasil celebra seu Jubileu de Ouro.jpg

O evento, que ocorrerá de 3 a 6 de agosto de 2017, pretende reunir frades, irmãs clarissas, irmãs e irmãos da Terceira Ordem Regular (TOR), da Ordem Franciscana Secular (OFS), da Juventude Franciscana (Jufra), dos Movimentos Francisclarianos e simpatizantes de Francisco e Clara.

“Neste Capítulo das Esteiras, a Família Franciscana do Brasil retoma algo peculiar na espiritualidade franciscana que é o encontro de irmãos e irmãs, celebrando o Deus da vida e refontizando-se na experiência da fraternidade, como aconteceu com São Francisco”, afirmou Frei Éderson Queiroz, presidente da CFFB.

Ao referir-se aos primórdios da Ordem, quando os frades se reuniam em capítulo, Frei Éderson disse que na época, os religiosos eram muitos e não havia hospedagem para todos, e por esse motivo, tinham que pernoitar nas esteiras. “Ali era o encontro de voltar às fontes, ao espírito das origens. E daquele capítulo, eles partiam renovados, fortalecidos e com um grande desejo de irradiar no mundo a experiência da fraternidade vivenciada na escuta do Evangelho na Porciúncula, junto a Santa Maria dos Anjos”, acrescentou.

O tema que irá conduzir este Capítulo intitula-se “Levar ao mundo a misericórdia de Deus”. Já o lema será “É preciso voltar a Assis!”.

“Voltamos à experiência de oitocentos anos atrás – com a Igreja, a sociedade, com famílias profundamente machucadas, divididas por guerras em nome de Deus, de pessoas morrendo e sendo esmagadas em nome de Deus -, quando Francisco tem uma profunda intuição: é preciso levar todos ao paraíso. Francisco queria criar paraísos na vida das pessoas, nas relações entre as pessoas, entre as religiões. Ele queria criar paraísos que pudessem ser experiências de fraternidade, de respeito e de alteridade”, explicou Frei Éderson, referindo-se ao tema e lema do encontro.

Por fim, o presidente da CFFB convocou toda a Família Franciscana neste Ano Mariano a participar do evento. “É muito importante estar em Aparecida. Será um momento não só de congraçamento, será um momento de espiritualidade, será um momento de profundo compromisso em misericordiar o mundo de hoje”, concluiu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Franciscanos

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas