Gaudium news > Família: uma boa nova para o mundo, define Francisco

Família: uma boa nova para o mundo, define Francisco

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 30-03-2017, Gaudium Press) Acaba de ser divulgada a carta do Papa Francisco para o 9º Encontro Mundial das Famílias a ser realizada em Dublin, na Irlanda, entre os dias 21 e 26 de agosto de 2018.

Família uma boa nova para o mundo, define Francisco.jpg

No final do 8º Encontro Mundial das Famílias realizado, na Filadélfia (EUA), em setembro de 2015, o Papa já tinha anunciado que o próximo Congresso seria realizado em Dublin, e, de fato, assim será e ele terá como tema: “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”.

A Carta

O texto da Carta do Papa foi apresentado pelo Prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, Cardeal Kevin Joseph Farrell, e pelo Arcebispo de Dublin, Dom Diarmuid, pela manhã, na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Francisco oferece algumas indicações precisas:

“Desejo que as famílias tenham a oportunidade de aprofundar a sua reflexão e partilha sobre os conteúdos da Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris laetitia”.

O Pontífice fez perguntas:

O Evangelho continua sendo alegria para o mundo? A família continua sendo uma boa nova para o mundo de hoje? “Tenho certeza que sim”, responde o Papa, e “este sim está firmemente estabelecido no desígnio de Deus”.

O texto da carta aponta que, segundo o Pontífice, “o amor de Deus é o seu sim a toda a Criação e ao ser humano, centro da Criação. É o sim de Deus pela união entre o homem e a mulher, abertura e serviço à vida em todas as suas fases. É o sim e o compromisso de Deus pela humanidade ferida, maltratada e dominada pela falta de amor.

A família é o sim de Deus-Amor

Somente a partir do amor, a família pode manifestar, difundir e regenerar o amor de Deus no mundo. Sem o amor não é possível viver como filhos de Deus, como cônjuges, pais e irmãos”.

Viver a partir do amor

O texto apresenta várias perguntas como sugestão. O Papa sugere às famílias que se perguntem várias vezes se estão vivendo a partir do amor, para o amor e no amor:

“Isso significa concretamente: doar-se, perdoar-se, não perder a paciência, antecipar o outro e respeitar-se. Como seria melhor a vida familiar se a cada dia fossem vividas três palavras simples: permissão, obrigado e desculpa.

Todos os dias fazemos experiência de fragilidade e fraqueza. Por isso, todos nós, famílias e pastores, precisamos de uma humildade renovada que plasme o desejo de nos formar, nos educar e ser educados, de ajudar e ser ajudados, de acompanhar, discernir e integrar todos os homens de boa vontade”.

Misericórdia na preparação do Encontro

“Sabemos quanto as famílias cristãs são lugares de misericórdia e testemunhas de misericórdia.

Depois do Jubileu Extraordinário serão ainda mais, e o encontro de Dublin lhes oferecerá sinais concretos.”

O Papa convida toda a Igreja a recordar essas suas indicações na preparação do próximo Encontro Mundial das Famílias.

Francisco agradece também a Arquidiocese de Dublin e toda a nação irlandesa pelo acolhimento generoso e pelo compromisso de hospedar um evento dessa grandeza.

O Papa conclui com um desejo – oração:

“Que a Santa Família de Nazaré guie, acompanhe e abençoe o seu serviço e todas as famílias comprometidas na preparação desse grande Encontro Mundial, em Dublin”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas