Gaudium news > Museu de Paris apresenta exibição de obras de Arte Sacra Barroca

Museu de Paris apresenta exibição de obras de Arte Sacra Barroca

Paris – França (Segunda-feira, 03-04-2017, Gaudium Press) O Petit Palais, o Museu de Belas Artes de Paris, França, apresenta a exposição “O Barroco durante a Ilustração”, uma coleção de obras mestras da Arte Sacra do Século XVIII dos templos de Paris. A mostra é organizada pela ‘Fondation Avenir du Patrimoine in Parisen’ (FAPP) nos 25 anos da Fundação Notre Dame e reúne 200 obras de grande valor artístico e religioso.

Museu de Paris apresenta exibição de obras de Arte Sacra Barroca.jpg

“Pela primeira vez, o ‘Petit Palais’ apresenta ao público uma espetacular coleção de obras realizadas para a Igreja, algumas de extraordinárias dimensões, em uma montagem excepcional”, informou a Arquidiocese de Paris. “De fato, (a exibição) sugere o interior de um templo e seus espaços adjuntos (capela, sacristia…) em uma viagem que revela entre outras coisas o trabalho de restauração e conservação dos que se beneficiam das pinturas, com uma iluminação adaptada”.

O museu destacou o grande valor artístico das peças exibidas e recordou que em todas as épocas “os templos de Paris eram conhecidos como lugares onde admirar a pintura contemporânea: os artistas portanto exibiam seu melhor trabalho”. Da mesma maneira, “as paróquias e congregações que buscavam renovar os templos da capital estavam entre os maiores patrocinadores dos pintores em toda a história”.

A Arquidiocese destacou a mostra como uma oportunidade para que todos os promotores do cuidado do patrimônio da Igreja façam conhecer aos jovens os esforços que se requerem para podê-lo herdar as futuras gerações. Além da exibição no museu, a Associação Arte, Cultura e Fé programa visitas gratuitas à sete templos parisienses para apreciar diretamente grandes obras da arte sacra francesa como o teto da capela São Luís do templo de São Tomás de Aquino, onde o artista François Lemoyne pintou sua célebre cena de “A Transfiguração” em 1723, ou “A Virgem e o Menino” (chamada também a Virgem Azul) de Carle Van Loo, venerada no templo de St. Merry. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas