Gaudium news > Procissão do Senhor dos Passos atrai multidão de fiéis em Florianópolis

Procissão do Senhor dos Passos atrai multidão de fiéis em Florianópolis

Florianópolis – Santa Catarina (Segunda-feira, 03-04-2017, Gaudium Press) A tradicional Procissão do Senhor dos Passos celebrou em 2017 seus 251 anos de existência. Sendo realizada anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, a caminhada reuniu cerca de 40 mil fiéis no cortejo pelas ruas do centro da capital catarinense.

Procissão do Senhor dos Passos atrai multidão de fiéis em Florianópolis.jpg

Antes do início da procissão, a Catedral Metropolitana de Florianópolis acolheu uma Santa Missa presidida por Dom Wilson Tadeu Jönck, com a presença da Imagem de Senhor Jesus dos Passos.

Em sua homilia, Dom Wilson disse que devemos acreditar na ressurreição de Cristo da mesma forma como Marta acreditou: “quando acreditamos na ressurreição de Cristo, nós conseguimos organizar essa vida nova com princípios novos. A vida nova não é mais um monte de ossos, mas é a vida que vai buscar o amor, o serviço ao próximo, ou seja, aquilo que nós sonhamos”, lembrou.

Momentos importantes

Alguns momentos marcaram de forma significativa a Procissão Senhor dos Passos, entre eles, a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, feita por crianças de até sete anos de idade, na Capela Menino Deus; a Procissão do Carregador; e a Procissão que consagrou o final dos festejos.

História

Há 251 anos, a Procissão do Senhor dos Passos é vista em Florianópolis como um símbolo de fé e história. A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS) ter atracado na Ilha do Desterro, trazendo a Imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos.

A vinda por engano da Imagem que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado tornou-se, para os católicos da Ilha, um símbolo de devoção.

Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos, além de ser Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, está com um processo em andamento para que seja registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Florianópolis

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas