Gaudium news > “O carreirismo eclesiástico é um peste”, afirma Papa no Colégio Espanhol de Roma

“O carreirismo eclesiástico é um peste”, afirma Papa no Colégio Espanhol de Roma

Roma – Itália (Terça-feira, 04-04-2017, Gaudium Press) O Pontifício Colégio Espanhol de São José celebra seus 125 anos. É nele que os sacerdotes espanhóis completam sua formação, em Roma. Ele é a casa desses sacerdotes na Cidade Eterna.

O carreirismo eclesiástico é um peste, afirma Papa no Colégio Espanhol de Roma.jpg

Nas comemorações dessa significativa data, por volta de 160 pessoas estiveram presente na audiência que o Papa concedeu no próprio Colégio. Participaram do encontro com o Papa, os funcionários do Pontifício Colégio, a direção do estabelecimento, bispos patronos e 50 antigos alunos dos últimos 25 anos.

O encarregado de fazer a saudação a Francisco foi o Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, cardeal Ricardo Blásquez.

Palavras e conselho do Papa

O Papa pediu aos sacerdotes que lá estavam que durante seus anos em Roma não se limitassem a obter uma boa formação acadêmica. Além disso, Francisco insistiu em relembrar a importância de ter claro que o importante é Deus.

“Esta Instituição nasceu com a vocação de ser uma referência para a formação do clero. Formar-se, supõe ser capaz de aproximar-se com humildade diante do Senhor e perguntar-lhe: Qual é Vossa Vontade? O que queres de mim?

Sabemos a resposta, porém, talvez nos faça bem recordá-la, e para isso proponho as três palavras do Shemá, com as quais Jesus respondeu ao Levita: “Amarás o Senhor com todo teu coração, com toda tua alma, com todas as tuas forças””.

O Santo Padre lhes deu vários conselhos e recomendações e lhes fez um pedido importante:

Fugir do carreirismo eclesiástico porque ele é “uma peste”.

Pontifício Colégio Espanhol de São José, em Roma

O Pontifício Colégio Espanhol de Roma foi fundado em 1892 pelo Beato Manuel Domingo y Sola a quem o Papa Paulo VI definiu como “o apóstolo das vocações sacerdotais”.

O Colégio conta atualmente com 72 alunos de 42 dioceses. Ele acolhe ainda 7 sacerdotes venezuelanos que ficaram sem Colégio desde que o seu Centro de Estudos foi fechado por causa da crise que ainda se desenrola em seu país.

Nos seus 125 anos, passaram por este Centro de educação e formação mais de 3 600 seminaristas e sacerdotes.
(JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas