Gaudium news > Estudos científicos comprovam que Exercícios espirituais de Santo Inácio fazem bem à saúde

Estudos científicos comprovam que Exercícios espirituais de Santo Inácio fazem bem à saúde

Pensilvânia – Estados Unidos (Terça-feira, 04-04-2017, Gaudium Press) Os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, podem gerar mudanças significativas no cérebro gerando melhoras na saúde, foi o que descobriram alguns cientistas dos Estados Unidos.

Estudos científicos comprovam que Exercícios espirituais de Santo Inácio fazem bem à saúde.jpg

Após analisar as respostas cerebrais dos participantes de um retiro (14 pessoas entre os 24 e 76 anos de idade), os investigadores publicaram os resultados em um documento intitulado ‘Religion, Brain and Behaviour’ (Religião, Cérebro e Comportamento).

Segundo o Dr. Andrew Newberg, diretor da pesquisa, o estudo mostrou “mudanças significativas nos transportadores de dopamina e de serotonina logo depois do retiro de sete dias, o que poderia ajudar os participantes nas experiências espirituais que descreveram”.

Conhecida como a ‘química do prazer’, a dopamina desempenha diversos papéis de grande importância nas funções cerebrais, do controle de atenção ao movimento. Por sua vez, a serotonina também conhecida como ‘hormônio da felicidade’, está envolvida na regulação emocional e do estado de humor.

Após a Missa da manhã, os retirantes passaram boa parte do dia em silêncio, orando, meditando e tendo breves conversas com seus diretores espirituais.

Os participantes do retiro, ao voltarem à vida normal, também responderam a uma série de perguntas que demonstraram melhoras significativas em sua percepção de saúde física, na tensão e no cansaço.

“A nossa equipe tem a curiosidade de saber a respeito de quais aspectos do retiro causaram as mudanças nos sistemas de neurotransmissores e se diferentes retiros causariam resultados diferentes. Esperemos que os estudos futuros possam responder a estas perguntas”, concluiu o Dr. Newberg. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas