Gaudium news > Católicos potiguares preparam-se para vivenciar a “Procissão do Encontro”

Católicos potiguares preparam-se para vivenciar a “Procissão do Encontro”

Natal – Rio Grande do Norte (Quarta-feira, 05-04-2017, Gaudium Press) A tradicional “Procissão do Encontro” em Natal, no Rio Grande do Norte, promete atrair milhares de fiéis no final da tarde da próxima sexta-feira, 7 de abril, com a intenção de prepará-los para a Semana Santa.

 Católicos potiguares preparam-se para vivenciar a ?Procissão do Encontro?.jpg
Encontro das imagens, no interior da Catedral, em 2016
Foto: Cacilda Medeiros/Arquidiocese de Natal

Neste dia, a caminhada será antecedida por duas missas. Às 16h, terá início a primeira celebração, na Igreja do Bom Jesus das Dores, na Ribeira; e, às 16h30, a outra cerimônia, na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta.

Após a Santa Missa, na Ribeira, os fiéis partirão em procissão, conduzindo a Imagem do Bom Jesus dos Passos.

Já na antiga Catedral, ao encerrar a celebração eucarística, outro grupo de católicos sairá em caminhada com a Imagem de Nossa Senhora da Soledade.

As duas procissões se encontrarão em frente à Catedral Metropolitana. No local, haverá o sermão que será feito pelo Padre José Freitas Campos, pároco da Paróquia de São Sebastião, no Alecrim.

Há aproximadamente 200 anos, a “Procissão do Encontro” em Natal começou a ser realizada quando um grupo de fiéis ligados às Irmandades do Bom Jesus dos Passos e do Santíssimo Sacramento, ambas da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, organizaram uma caminhada a fim de relembrar a quarta estação da Via Sacra, que representa o momento do encontro entre Jesus e Nossa Senhora, no caminho para o calvário.

Assim como já é de costume, a procissão acontece na sexta-feira que antecede a Semana Santa, como uma forma de convocar os fiéis para o sentimento da penitência e da conversão.

Um detalhe curioso desta iniciativa fica por conta das duas imagens conduzidas na “Procissão do Encontro”, que são vestidas com trajes de tecido, sendo também usadas desde a origem da procissão. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Natal

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas